quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Números apontam o Maranhão com o 2º pior IDH do Brasil


Os números revelados, na segunda-feira (29), pelo Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil repercutiram na sessão plenária desta quinta-feira (01), na Assembleia Legislativa. A sessão marcou o retorno das atividades parlamentares após um recesso de 15 dias.
O deputado Bira do Pindaré (PT) trouxe os números do IDH divulgados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Maranhão disputa o posto de estado com o pior IDH do Brasil com Alagoas, fato que vem se repetindo há décadas.
De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano, o Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão caiu de 0,647 em 2000 para 0.639 em 2010. O estado segue com o 2º pior IDH do Brasil, ganhando apenas de Alagoas, que obteve 0.633 em 2000 e 0.631 em 2010.
Em contrapartida, o Maranhão apresenta o 16º PIB do país, o que evidencia a disparidade na distribuição de renda no país. O estado possui a 16ª economia do Brasil, entretanto, isso não se reflete nos três eixos que fundamentam a composição do IDH: educação, renda e longevidade da população.
“O Maranhão infelizmente continua extremamente ruim, principalmente no quesito educação, no qual, o estado tem o pior desempenho. Na renda, o Maranhão consegue ser o último colocado, quer dizer, em termos de renda per capta, o último colocado é o Estado do Maranhão”, protestou Bira do Pindaré.
O parlamentar afirmou que o maior desafio da população do Maranhão é contornar este quadro que envergonha a todos. Para Bira esta mudança de realidade social é o maior desafio dos maranhenses. “Nós trilhamos o caminho da mudança e por isso queremos a renovação na política, porque não se resolvem e não se melhoram as políticas públicas sem melhorar a qualidade da política”, considerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário