A Semana do Jovem Empreendedor (SJE) encerrou nesta quarta-feira (27) com ações que aconteceram na Escola de Negócios Excellence (ENE). O movimento é uma realização da Associação de Jovens Empresários (AJE-MA) e objetiva, sobretudo, discutir as melhores práticas e levar a filosofia empreendedora para os jovens em idade escolar e em faculdades.

A programação prosseguiu no dia 25 de março, na Faculdade Laboro, com o “Momento AJE”, a palestra “Empreendedorismo na Educação”, com a professora Adriana Flexa, que falou sobre a importância da cultura empreendedora ser implantada nas diversas áreas do ensino. “Hoje o maior número de empreendedores no País, tem de 25 a 44 anos e dentro dessa parcela a maioria só teve de 5 a 11 de escolaridade e em sua maioria empreende por necessidade, muita das vezes, desconhecendo o mercado que deseja atuar e com isso, aumentando a possibilidade de fechar o negócio ainda no 1º ano de existência. É preciso que os jovens que estão saindo das universidades, dos cursos técnicos, das pós-graduações tenham a possibilidade de empreender com sucesso”, alertou Adriana. Finalizando a noite, a professora Mônica Gama, uma das sócias da Faculdade Laboro, contou a história dos 10 anos da instituição de ensino. “Como todo começo, tivemos nossas dificuldades, precisamos contar com muito esforço e determinação e com isso fomos avançando. Hoje a Laboro ampliou as possibilidades de cursos, expandiu-se, hoje possui 03 unidades, uma em São Luís, outra em Palmas e uma em Brasília e tem hoje um corpo docente de mais de 2 mil alunos e já formou mais de 10 mil alunos nos cursos de pós, graduação e curso técnico, sempre com a marca da qualidade”, disse Mônica.
O encerramento contou com a presença do Diretor para Integração e Expansão da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), Fabrizio Duailibe (Lençois Maranhenses), que na oportunidade proferiu a palestra "Começar a Empreender eh soh mais uma forma de ver!". Logo em seguida, o jovem empresário Cláudio Cunha, da SAMED- Medicina e Segurança no Trabalho falou um pouco da história da empresa que é pioneira no Estado no ramo de Segurança e Medicina no Trabalho. “Meu pai começou esse empreendimento numa sala de um prédio no centro e lá trabalhava ele e uma secretária, hoje passados os anos, dificuldades superadas e algumas ainda por superar, completamos 15 anos de atuação no mercado local e podemos dizer que o trabalho desenvolvido pela SAMED é de referência, sempre pautado na qualidade e no atendimento eficiente aos nossos clientes”, observou Cláudio.
Sobre a Semana
A semana surgiu através de um projeto da própria AJE-MA, que contou com o apoio e a propositura do então Dep. Victor Mendes (PV), a Semana Maranhense do Jovem Empreendedor foi oficializada pela LEI Nº 9.029 de 30 de Setembro de 2009, editada no DO de 02/10/2009 e é comemorada na terceira semana de março. Em São Luís, a Semana Municipal do Jovem Empreendedor é comemorada na segunda semana de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário