Um novo olhar para o mundo. Esse foi o principal benefício obtido por 19 estudantes da Unidade de Educação Básica Tomás de Aquino, na Vila Lobão, nesta quarta-feira (21), com o recebimento gratuito de óculos por meio do Programa Saúde na Escola. Outras 26 lentes especiais (acima de seis graus) serão entregues ainda neste semestre a educandos da escola, através da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo federal na execução do Programa.
Com a concretização dessas ações, o “Saúde na Escola” totalizará a entrega de aproximadamente 160 óculos a estudantes da rede pública de ensino de São Luís. Até julho deste ano, quando finaliza a etapa 2013/2014 do “Saúde na Escola” em São Luís, serão atendidos aproximadamente 20 mil educandos da rede municipal de ensino.
“O Programa Saúde na Escola possibilita vários benefícios aos educandos e maior rendimento escolar. Um exemplo é o fornecimento dos óculos aos estudantes que necessitam. O recebimento deles permite grandes avanços na aprendizagem”, destacou a coordenadora do Programa na Secretaria de Educação, Juliana Ribeiro dos Santos.
Além do atendimento oftalmológico, as ações do Programa Saúde na Escola incluem ainda a realização de exame antropométrico, atualização do calendário vacina, identificação de possíveis agravos negligenciados de saúde, atendimento na área de saúde bucal e realização de palestras sobre “Alimentação Saudável”, “Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS” e “Álcool, tabaco e outras drogas”.
A parceria com a esfera federal é desenvolvida através das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed) com o Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA). Os estudantes são atendidos por equipes da Semus, que fazem o teste de acuidade visual para medir a capacidade funcional da visão e quando detectada alguma alteração encaminham o aluno para o HUUFMA, onde são realizados exames oftalmológicos mais completos.
Nos casos confirmados de deficiência na acuidade visual, o estudante recebe o óculos. Toda a ação é feita com o acompanhamento da Semed que dá suporte às equipes da Semus nas escolas municipais e faz o transporte dos alunos até o oftalmologista.
A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe ressalta o alcance da assistência prestada pelas secretarias municipais. “Uma boa visão é essencial para o desempenho na atividade escolar e esta ação da Prefeitura traz um grande benefício, por que o uso de óculos corrige as alterações na visão e garante a crianças e adolescentes uma condição favorável ao aprendizado”, argumentou.
QUALIDADE DE VIDA
O programa tem impacto direto para a vida dos alunos. “Agora enxergo bem melhor tudo ao meu redor. Olhando melhor com certeza terei mais facilidade para ler e escrever, por exemplo, e terei notas melhores”, afirmou o estudante do 7º ano da Unidade de Educação Básica Tomáz de Aquino, Adonias Dias.
“Eu sempre reclamei de dores de cabeça e sabia que poderia ser problema de vista. Quando tive a oportunidade de ser atendida pelo Programa, foi verificado que
realmente tinha problema de vista e que precisava usar óculos. Agora que recebi os óculos, estou vendo muito melhor as coisas. Com certeza terei um rendimento escolar melhor a partir de agora”, declarou a aluna do 5º ano da unidade de Educação Básica Tomáz de Aquino, Tamires Neves.
Além do aumento do desempenho dos estudantes na escola, os pais destacam que o recebimento dos óculos possibilita ainda economia doméstica. Foi o que informou a mãe da estudante Tamires, Maria Neves. “Eu já percebia que ela poderia ter problemas de vista, mas ainda não tínhamos ido ao médico. Com o Programa, veio a consulta e o recebimento dos óculos de graça. Isso ajudou no orçamento de casa, porque não tivemos que pagar nada”, destacou.
PSE
O Programa Saúde na Escola é um programa do Governo Federal que visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O Programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
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