terça-feira, 3 de junho de 2014

Projeto de Lei propõe medidas preventivas do Câncer de Próstata

O vereador Ricardo Diniz (PHS), teve aprovação do Projeto de Lei Nº 261/13 que dispõe sobre a Criação do Dia Municipal de Combate e Conscientização do Câncer de Próstata no Município de São Luís, a ser comemorado no dia 1º de outubro de cada ano.
O câncer de próstata é o mais frequente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimam-se 68.800 casos novos de câncer de próstata no país, no ano de 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens.
 A criação deste dia é uma forma de alertar e orientar a população, principalmente os homens, acerca do exame anual da próstata, a partir dos 45 anos de idade. Assim como em outros cânceres, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta exponencialmente após a idade de 50 anos.
De acordo com o vereador, as ações pensadas para este dia incluem campanha de realização de atendimentos, além do toque retal, coleta de sangue para o PSA, exame de sangue feito para medir os níveis de uma substância relacionada a alterações na próstata.
Ainda serão realizadas campanhas publicitárias nas diversas mídias, além de eventos científicos como palestras, painéis, ciclos de debates, entre outros. “Venho por meio deste projeto, reforçar que a informação é um dos meios mais importantes para divulgar, orientar e acabar com os tabus existentes”, enfatizou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário