sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Vereador Nelsinho homenageia Bira do Pindaré e Pai Euclides com a medalha Simão Estácio da Silveira

Em cerimônia oficial da Câmara Municipal de São Luís, na noite desta quarta-feira (17), o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) e o Pai de Santo Euclides Talabyan foram agraciados com a medalha Simão Estácio da Silveira. Os dois foram homenageados por indicação do vereador Nelsinho Brito (PT).
O evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o presidente da Câmara, Isaias Pereirinha (PSL), organizou as atividades.
A medalha “Simão Estácio da Silveira” é considerada a maior honraria do Legislativo Ludovicense, instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução do Plenário 05/95.
A homenagem é destinada para agraciar personalidades locais, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços para o município de São Luís. Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente do Senado da Câmara de São Luís, primeira denominação recebida pela casa legislativa municipal.
Biografia dos Condecorados
Bira do Pindaré nasceu em Pindaré – Mirim/MA. Migrou para São Luís com sua família ainda criança. Sempre estudou em escolas públicas, formou-se em direito e é Mestre em Políticas Públicas pela UFMA. Bira é bancário e professor universitário.
O deputado Bira foi da Pastoral da Juventude, dirigente do DCE da UFMA, Presidente do Sindicato dos Bancários e Delegado Regional do Trabalho. Em 2006 foi candidato a Senador obtendo mais de 500 mil votos, em 2010 foi eleito deputado estadual, com 23.054 votos e em 2014 foi reeleito para o cargo como o mais votado da ilha de São Luís e alcançado a marca de 38.829 votos.
Pai Euclides abriu o seu terreiro em 1958, no sítio do Igapara, com o nome de Tenda de São Jorge Jardim de Oeira. Apesar de a Casa ter recebido uma denominação semelhante à de muitos terreiros de Umbanda ou de caboclo, já teria nascido identificada com a nação Fanti-Ashanti.
Posteriormente a Casa Fanthi-Ashanthi transferiu-se para a Rua Militar, nº 1158, no bairro do Cruzeiro do Anil em São Luis-MA, no dia 01 de Janeiro de 1964, onde permanece até os dias atuais. Pai Euclides foi pioneiro na implantação do candomblé no Maranhão e cultua o tradicional Tambor-de-Mina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário