quarta-feira, 6 de maio de 2015

Professores da rede municipal participam de formação sobre cinema para aplicação em sala de aula

Professores da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira (5) da formação "Da sala de cinema para a sala de aula: o Festival Guarnicê como espaço de mediação". A atividade é uma parceria da organização do Festival Guarnicê de Cinema com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A formação foi realizada no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O objetivo do curso é incluir o cinema entre os conteúdos trabalhados na sala de aula, estreitando o vínculo da escola e da sociedade com o festival e ampliando o acesso à cultura de forma crítica entre os estudantes das escolas públicas. "Agradecemos a parceria com a Universidade Federal do Maranhão, que tem propiciado aos nossos educadores excelentes oportunidades de formação. O curso permitirá que os professores estimulem os estudantes a aproveitar melhor as oportunidades de acesso à cultura, tirando aprendizado e reflexão desses momentos", afirmou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
A atividade é baseada em uma metodologia triangular, envolvendo a capacitação dos educadores, a repercussão na escola com os estudantes e por fim a ida ao festival. Os professores também aprenderam elementos básicos da construção da linguagem cinematográfica.
"O Festival é da população, queremos que o público local se aproprie, crie uma identidade. O professor é um multiplicador, que vai trabalhar com seus alunos e desenvolver o conhecimento sobre o cinema, e mostrar que o cinema também pode contribuir para educar", destacou Saulo Simões, Diretor de Assuntos Audiovisuais do festival. As Unidades de Educação Básica que participaram da formação estarão presentes na realização do Festival Guarnicê deste ano.
Para Glória Silva de Oliveira, professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Pedro Marcosini Bertol, o curso a ajudará a aliar teoria e prática com os estudantes ao usar filmes como parte do aprendizado na escola. "Foi uma experiência nova, que vai melhorar o que atualmente desenvolvemos em sala de aula. Usar filmes é uma estratégia que chama muito a atenção dos jovens e contribui para passar de forma mais produtiva e interativa o conteúdo", disse a professora.
FESTIVAL
O Festival Guarnicê é um dos mais tradicionais festivais de cinema, sendo o quarto mais antigo do país. Neste ano completará sua 38º edição, será realizado de 8 a 13 de junho e tem como proposta dar visibilidade e estimular a produção audiovisual. Além da exibição de mostras competitivas de filmes de curta e longa metragem, a programação conta com palestras, workshops, mesas redondas e mostras específicas, voltadas para o público infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário