A dificuldade enfrentada no sistema de saúde voltou ao centro do debate, nessa segunda-feira (1º), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Luís. Em pauta, a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus). No evento, além de cobrar mais verbas para o setor, o vereador Fábio Câmara (PMDB), líder da oposição na Casa, criticou os cortes feitos pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no custeio de unidades de saúde do Estado que, segundo o parlamentar, vão provocar uma situação difícil para os hospitais municipais na capital. O peemedebista destacou ainda a demissão de mais de 12 mil profissionais qualificados do sistema, o que representa, segundo ele, uma grande incoerência com o lema de campanha dos comunistas, que prometeram um “governo de todos nós”.
Unidade de saúde para a Alemanha
Gutemberg que instalação de unidade de saúde na Alemanha
Atendendo a um pedido antigo dos moradores do bairro Alemanha, o vereador Gutemberg Araújo (PSDB), por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, solicitou ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), todas as prerrogativas necessárias para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Família na Avenida dos Franceses, onde funcionava a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em resposta ao requerimento anterior do vereador, encaminhado no mês de agosto de 2013, a Semus informou a inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Rio Anil, com previsão de conclusão no final do ano de 2014. No entanto, segundo Gutemberg Araújo, até a presente data, a obra sequer foi iniciada.O parlamentar observou ainda que atualmente para realizar o atendimento, os agentes de saúde buscam locais públicos como escolas, associações onde muitas vezes não conseguem realizar seus trabalhos com eficiência, o que vem revoltando os moradores dos bairros.
Sine no Anjo da Guarda
Vereadora Eidimar Gomes quer agência do Sine para o Anjo da Guarda
A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) realizou, na semana passada, uma visita ao imóvel onde vai funcionar o Posto do Sine, que será instalado na Casa Brasil, no bairro Anjo da Guarda, localizado na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís. Este será o primeiro posto instalado em bairro na capital maranhense. A proposta da abertura do Sine foi uma iniciativa da vereadora, que fez uma indicação ao Governo do Estado, aprovada por unanimidade pelos colegas parlamentares presentes em plenário da Câmara. O documento foi encaminhado ao secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, que deu garantias a vereadora de que seria feita a instalação do posto do Sine. A ideia é disponibilizar o máximo de benefícios à população e a localização na região do Itaqui Bacanga vai facilitar o acesso da maioria daquela área. Essa iniciativa vem ao encontro da política da vereadora Eidimar Gomes, que é aproximar os cidadãos, levando os serviços até eles. Segundo a Coordenadora do Sine no Maranhão, Isaura Moreira, serão oferecidos o serviço de cadastro, seguro desemprego, emissão de carteiras de trabalho, além de processo de orientação profissional, para participar de seletivo juntamente com as empresas parceiras dentro da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário