sábado, 12 de setembro de 2015

Escola da rede municipal recebe a visita de vice-campeão olímpico de atletismo


Uma palestra de motivação sobre conquistas pessoais obtidas a partir do esporte. Foi esse o teor da visita do atleta olímpico Vicente Lenilson à Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Sá Valle (Anil) na manhã desta sexta-feira (11). O atleta, que foi vice-campeão nas olimpíadas de Sidney no revezamento 4X100, conversou com um grupo de cerca de 150 estudantes sobre o esporte e sua trajetória pessoal. Ao final da palestra, ele foi aplaudido de pé e escreveu dezenas de dedicatórias nos cadernos dos alunos, que se emocionaram com a história de obstáculos e vitórias vivenciada pelo campeão.
A visita do atleta à escola foi articulada pelo professor de Educação Física da U.E.B. Sá Valle, José Ribamar Soares Pinheiro, conhecido como "Ribinha". O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou o empenho dos educadores da rede municipal. "Cumprimento todos os educadores da nossa rede e, neste caso especial o professor Ribinha, pelo belo trabalho que desenvolvem com os nossos estudantes, tanto dedicando horas de suas vidas na transmissão de conhecimento quanto possibilitando atividades diferenciadas e motivadoras para nossos estudantes", disse o titular da Semed.
Amigos e parceiros no esporte há mais de vinte anos, Vicente Lenilson e Ribinha se conheceram em uma competição Norte- Nordeste de Atletismo. O convite para a palestra foi aceito especialmente pela amizade construída entre o campeão olímpico e o professor e técnico de atletismo. "Aprendi muito com ele. Enfrentei muitas dificuldades, vi no atletismo a oportunidade de mudança de vida e não me permiti esmorecer", disse Vicente Lenilson.
Para o professor da rede municipal, o esporte pode ser o instrumento para superar condições de vulnerabilidade social. "Trazer o Vicente Lenilson para conversar com essas crianças e adolescentes tem o objetivo de mostrar para eles que eles podem se superar e que podem usar o esporte para isso. Que podem conquistar vitórias, mesmo sendo de origem humilde", disse o professor.
MOTIVAÇÃO
Mateus Guilherme Santos Rocha, 12 anos, cursa o 6º ano na U.E.B. Sá Valle e é aluno de atletismo do professor Ribinha. Disse que começou este ano e está gostando muito. "Meu pai sempre me disse que corro muito e este ano decidi fazer atletismo. Acho que estou no caminho certo, principalmente ouvindo as coisas que o Lenilson falou hoje. O que mais me marcou nas coisas que falou foi pra eu nunca desistir dos meus sonhos", falou o adolescente.
Quem também adorou a palestra foi Ana Karina Rocha, 13, estudante do 7º ano. Campeã de salto em altura nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), ela praticava atletismo até o ano passado. "Amo esse esporte e já conhecia o Lenilson por revistas e jornais. A presença dele na escola e as palavras de motivação me encorajaram a nunca desistir dos meus sonhos", assinalou a estudante.
Vicente Lenilson fica em São Luís até o início da próxima semana. No domingo, dia 13 pela manhã, às 8h, ele acompanha a Maratoninha da Caixa, que vai reunir aproximadamente duas mil crianças de 6 a 12 anos na Lagoa da Jansen, Ponta d'Areia. Além de padrinho desse projeto, o atleta faz parte, desde 2011, do Programa Heróis Olímpicos da Confederação Brasileira de Atletismo. "Hoje vivo pra incentivar crianças e adolescentes ao esporte. Mostrar que são capazes, que é possível. Isso é a razão do que eu faço", destacou o atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário