O evento visa monitorar e atualizar a Política Municipal de Atendimento à Criança e Adolescente em Situação de Rua em São Luís
A Rede Amiga da Criança e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís por meio do Projeto Disseminando a Cultura de Redes Sociais realizam nos dias 29 e 30 de outubro o 5º Seminário Criança Não é de Rua. O evento acontece na Casa de Retiro Oásis, Rua Frei Ermenegildo, 380, bairro Aurora, em São Luís – MA. O projeto Disseminando a Cultura de Redes Sociais é operacionalizado administrativamente por meio do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-Ma), e com patrocínio da Petrobras.
O 5º Seminário Criança Não é de Rua tem por objetivo monitorar, avaliar e atualizar a Política Municipal de Atendimento a Criança e ao Adolescente em Situação de Rua em São Luís. Além de socializar essa experiência de construção da política para outros municípios. O tema desta edição é “Desafios e avanços das políticas públicas e direitos humanos para crianças e adolescentes em situação de rua”.
O evento é voltado para gestores, técnicos e educadores do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, órgãos de justiça e controle e estudantes, que reunirá um público de 200 pessoas. A carga horária é de 8 horas.
O representante do Movimento Nacional de meninos e Meninas de Rua, Marcos Souza, o ‘Markinhus’, vai fazer a palestra de abertura, com início às 8h30, que fará uma análise do contexto sobre situação de rua no Brasil. Está confirmada também a presença do coordenador da Campanha Nacional Criança não é de Rua, Manuel Torquato.
Currículo Manoel Torquato
Secretário Executivo Nacional da Campanha Criança Não é de Rua e Coordenador de projetos da Associação O Pequeno Nazareno. É mestre em Gestão de Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e filósofo pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).
De 2001 a 2005 foi coordenador de Projetos da Cáritas Brasileira no Programa para Crianças e Adolescentes em Áreas de Risco no Brasil e exterior. Em 2009, coordenou o Fórum DCA do Ceará. De 2010 a 2014, foi coordenador da Rede Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua de Fortaleza. Em 2011, foi coordenador do Observatório Nacional Rua Brasil S/Nº. De 2012 a 2013, foi Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Currículo Marcos Souza
Educador Social, Coordenador do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, Conselheiro titular no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.
Foi Educador Social no Projeto Meninos e Meninas de Rua PMMR-SBC/SP. Coordenou Projeto Meninos e Meninas de Rua. Fundador do Fórum DCA de São Bernardo/SP e do CEDECA no ABC/SP. Foi conselheiro titular nos CMDCAs de São Bernardo do Campo e de Santo André. Atuou na mobilização contra o extermino de meninos e meninas de rua no Brasil. Atuou na mobilização nacional pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Representou nossa região no alto-comissariado da ONU, na sessão de direitos humanos das crianças, sobre as crianças em situação de rua.
SERVIÇO:
O QUE: 5º Seminário Criança Não é de Rua
HORÁRIO: 8h30
QUANDO: 29 e 30 de outubro
ONDE: Casa de Retiro Oásis
HORÁRIO: 8h30
QUANDO: 29 e 30 de outubro
ONDE: Casa de Retiro Oásis
Nenhum comentário:
Postar um comentário