quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Secretário Gerson Pinheiro acompanha a Copa Quilombola – Trofeu Negro Cosme

 
Neste fim de semana, o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro visita comunidades quilombolas no interior do Estado para acompanhar a Copa Quilombola de Futebol – Trofeu Negro Cosme e discutir a política de igualdade racial do governo do Estado.
No sábado, 3, no município de Anajatuba, Gerson Pinheiro acompanhado do gestor de quilombos da SEIR, Eduardo Filho, da equipe local da gestão de igualdade racial e de lideranças comunitárias visitarão a comunidade quilombola de Bacabal e acompanharão a abertura da Copa Quilombola – Trofeu Negro Cosme, a ocorrer no quilombo São Pedro; no município, são dezesseis equipes de jogadores, formados exclusivamente com atletas de origem quilombola, com jogos previstos para o sábado e o domingo.
No domingo, 4, o secretário estará em Icatu, onde visita juntamente com a gestão local da politica de igualdade racial as comunidades de Moinho e Santa Maria. No povoado Moinho acontece a abertura do campeonato quilombola e as vinte e duas equipes de atletas oriundos dos quilombos icatuenses disputarão o Trofeu Negro Cosme jogando em várias comunidades neste sábado e domingo. Na comunidade rural de Santa Maria, o secretário irá conversar com os quilombolas sobre o potencial e as possibilidades de desenvolvimento sustentável para a região.
 
IMPORTÂNCIA HISTÓRICA
O quilombo de Santa Maria fica a 23 km da sede do município de Icatu e o acesso pode ser feito por via terrestre ou marítima, através de pequenas embarcações. O povoado conta com uma modesta infraestrutura de hospedagem e alimentação e uma praia de grande beleza natural, com 2 km de extensão. Nesta praia ocorreu a famosa Batalha de Guaxenduba, um confronto militar em 19 de novembro de 1614, entre forças portuguesas e tabajaras, de um lado, e francesas e tupinambás, de outro, para a expulsão dos franceses do Maranhão, o que veio a ocorrer em 4 de novembro de 1615. Depois de São Luís e Alcântara, Icatu é a mais antiga localidade do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário