SÃO LUÍS – Na última quinta-feira, 14, a reitora Nair Portela recebeu uma homenagem do Instituto Florence Superior pelos grandes serviços prestados à área da saúde e, mais especificamente, por suas contribuições na educação superior do campo da saúde no Estado. Ela recebeu a honraria das mãos da própria diretora do Instituto, Rita Ivana Barbosa Gomes, que foi sua aluna de graduação na Universidade Federal do Maranhão. A entrega ocorreu durante a colação de grau dos alunos de Enfermagem, Farmácia e Odontologia do Instituto Florence.
A diretora Rita Ivana ressaltou a figura de Nair Portela enquanto docente e gestora na área da saúde, especialmente no Hospital Universitário da UFMA, onde exerceu, o cargo de diretora de Ensino e Pesquisa e Enfermagem. “A professora Nair é uma pessoa que deveria receber homenagens constantemente. É uma pessoa que trilhou um caminho de seriedade de compromisso com o ensino superior, com a área da saúde, com gestão de ensino. Foi uma facilitadora entre as ações assistenciais, a aula teórica, os estágios os projetos de pesquisa, incentivava e unia os professores, e sempre foi militante dos movimentos em defesa da educação pública de qualidade, por isso nós a convidamos para receber esta homenagem”, pontuou.
No Hospital Universitário, Nair Portela, como diretora de Ensino e Pesquisa em Enfermagem por uma década, estimulou relações entre UFMA e outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, iniciou a Residência Multiprofissional com dez categorias profissionais no hospital e participou de diversos eventos científicos como conferencista, inclusive no Instituto Florence Superior. Tem experiência na área de Enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, pedagogia e didática. No HU-UFMA, também foi diretora do Serviço de Enfermagem da Clínica Cirúrgica.
Ela ficou lisonjeada com a homenagem recebida das mãos de Rita, que hoje é também sua colega de trabalho, como professora do Departamento de Enfermagem da UFMA. “Nós temos a mesma linha de pensamento na academia: buscamos trabalhos sociais, defendemos a valorização da educação, inclusive da saúde, então há uma aproximação grande entre o trabalho da professora Rita com nossa prática profissional", disse.
Na ocasião, também foi entregue uma homenagem à professora Terezinha Rego - recebido por sua representante, a farmacêutica e professora Kallyne Bezerra - pela relevante contribuição científica e implantação do Herbário da UFMA, que é muito procurado pela sociedade maranhense por seus medicamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário