O Pró-Catador Maranhão Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania deu início à etapa de encaminhamento do público alvo do projeto aos programas sociais do Governo Federal com identificação e encaminhamento dos catadores e catadoras anônimos ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A identificação vem sendo feita nos quarenta municípios atendidos pelo projeto.
A execução do Pró-Catador/MA é uma ação da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária-SETRES realizada através de convênio com Secretaria Nacional de Economia Solidária-SENAES, com o objetivo de resgatar a cidadania dos catadores em várias áreas como, geração de trabalho e renda, capacitação, e elevação da escolaridade. O projeto visa fomentar grupos econômicos solidários de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, articulando-os em redes de cooperação e comercialização de produtos em 40 municípios.
O Secretário Adjunto de Estado do Trabalho e Economia Solidária Júlio Guterres destacou o empenho do governo na inclusão social da categoria em diversas áreas, “O governo oferece por meio desse importante projeto, o fomento e geração de emprego e renda, inclusão social, saneamento básico, saúde, educação, segurança alimentar e habitação, com o objetivo de oferecer mais dignidade a catadores e catadoras antes esquecidos, e o papel da SETRES é executar com êxito todas as etapas do Pró-Catador?MA no estado ”, afirmou.
Na primeira etapa do projeto a SETRES iniciou as atividades com o recenseamento, identificando catadores com visita aos locais em que eles realizam as coletas, o objetivo das inspeções foi traçar o perfil do catador maranhense.
A segunda etapa do projeto se deu com a realização das oficinas locais nos quarenta municípios com participação de grupos formais, informais, Associações, Cooperativas de materiais recicláveis, lideranças comunitárias e gestores públicos, entre os temas, as discussões sobre o fechamento dos lixões, a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e a inserção social e cidadã de catadores e catadoras, com vistas à superação da situação precária em que vivem e trabalham.
Segundo Conceição Pearce coordenadora do projeto no estado, o Pró-Catador/MA entra em nova fase mas, o trabalho de identificação dos trabalhadores continua, “O trabalho de catalogação e identificação continua sendo feito pelos agentes e pelos parceiros nos municípios, o objetivo é organiza-los em Associações ou Cooperativas e saber quem são, onde estão e em que situação estão vivendo, além de identificados os catadores são encaminhados de acordo suas necessidades aos órgãos competentes, como secretarias municipais e estaduais”, afirmou.
O trabalho é desenvolvido por uma equipe que consiste de agentes locais (nos municípios), e equipe técnica composta por pedagogo, assistente social, técnico em gestão ambiental, profissionais da área de saúde, e psicólogo.
O próximo passo do Pró-Catador/MA será a realização dos Seminários Territoriais que buscam o fortalecimento da classe em relação a sua organização e gestão.
Boa tarde nobre amigo! Chegamos a metade do mês de fevereiro, e consequentemente nosso prazo entra em contagem regressiva, tendo em vista que em abril chegaremos a final da validade do concurso de servidores do TJMA 2011. Como as convocações não vem acontecendo, pelos problemas orçamentários que o TJ vem enfrentando, visualizamos uma saída, que seria uma nova prorrogação do concurso. Isso permitiria que o Tribunal tivesse mais tempo para executar as convocações e daria mais esperança aos aprovados que aguardam ansiosos por uma chance de ingresso no serviço público. Destacamos que não haveria prejudicados, pois não existe edital para um novo concurso, sendo assim, o Tribunal não teria gastos em realizar um novo certame, e nós passaríamos a contar com um tempo maior para futuras convocações. Continuaremos postando semanalmente, e contamos com a sua ajuda/compreensão para que possamos utilizar seu espaço – como já temos feito nos últimos meses – para a divulgação semanal de nossa causa e possível solução! Gratos pela oportunidade!
ResponderExcluirSegue a Lista dos aprovados dos Comissários de Justiça para São Luis-MA:
Comarca: São Luis
ANGELO CRUZ ALMEIDA DE SOUSA
CAROLINA DOS SANTOS MENDONÇA LIMA
RICARDO BRUNO BECKMAN SOARES DA CRUZ
CAROLINE DE OLIVEIRA RABELO
CARLOS OTÁVIO FREIRE FRANCO
ÍTALO COELHO ALBUQUERQUE
FERNANDO JOSÉ ANDRADE SALDANHA
GABRIELA CARVALHO RIBEIRO
MÁRCIO HENRIQUE ALMEIDA PORTELA
RODOLPHO SILVA OLIVEIRA
MÁRIO GONZAGA MATOS DOS REIS JÚNIOR
CÁSSIA ELENE BORRALHO DOS SANTOS
PÂMELA ALESSANDRA BORGES DE SOUSA
LEANDRO SALDANHA DE ALBUQUERQUE
JAMILLE BARROS CAMPELO
HEIDY KELLEM SOUSA
VANESSA CRISTINA RAMOS FONSÊCA DA SILVA
DIEGO SANTA BRIGIDA CUBA
DIEGO CARVALHO DE SOUSA
THIAGO DE SOUSA
DIANA DOS SANTOS TELES
FERNANDA PROTÁSIO VERAS
BETHANIA BELCHIOR COSTA
PAULA CRISTIANE SALDANHA VIANA
RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES
WESCLEY PAZ SOUSA
CARLA CHRISTINA DA SILVA ALLEN
NEILA MARILDA SOARES MORAES
CÁCIA SAMIRA DE SOUSA CAMPOS
FRANCISCO LEONARDO SILVA JUNIOR
JULIO CÉSAR NEVES SANTOS
LUIS GUILHERME BITTENCOURT SILVA
PATRÍCIA CASTELO BRANCO AZEVEDO
SHIRLEYANNE DA SILVA BRITO
WELISSON FERNANDO MORAES DE SOUSA
WEBER DE RIBAMAR PENHA CORREA
RAILSON CASTRO DE SOUZA
ROGÉRIO DE LIMA REIS ARAÚJO
SUELEN MARIA RODRIGUES SOUSA
THAÍSA HELENA PEIXOTO CASTELO BRANCO
MARCELO RODRIGUES ERICEIRA
LEONARDO JOSÉ DIAS CORDEIRO
AESKA DAMASCENO GUIMARÃES
GLEYCIANNE ARAUJO ALVES
GRACIELLE CRISTINA LIMA PEREIRA
JAILSON DOS SANTOS COSTA
Aproveitando, levantamos que, a questão da espera por convocações, não é apenas do nosso cargo – existem comissários em outras comarcas - , mas também dos Analistas, Técnicos e Auxiliares.
Desde já, agradecemos o espaço.