O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) destacou a oportunidade que o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), oferece para a qualificação dos profissionais de audiovisual no estado com a Escola de Cinema. A Unidade Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) abriu edital com a oferta de três cursos, de160h cada, de Direção de Fotografia, Atuação e Sonoplastia; além do curso de Técnico em Cinema, com 960h fixas.
Segundo adiantou o parlamentar, a iniciativa merece reconhecimento pelo marco que representa na oferta de cursos técnicos gratuitos na área. “É a primeira vez na história do Maranhão que temos uma escola de cinema, um espaço para formar técnicos e profissionais que atuem no ramo do cinema. E a importância disso é tão grande, vejam, a partir da escola de cinema já podemos falar em um polo audiovisual para São Luís do Maranhão”, afirmou o socialista ao sublinhar que São Luís é uma cidade vocacionada para o cinema.
O deputado defendeu ainda que o investimento na área é fundamental, sobretudo, porque é economia criativa, o que gera empregos, oportunidades valorizando a Cultura e o Turismo local.
A primeira Escola de Cinema do Maranhão foi - ao lado das Unidades Plenas do IEMA, do Cidadão do Mundo, da Semana de Ciência e Tecnologia e dos Aulões do Enem - um dos principais projetos da Secti, criada e implantada por Bira do Pindaré, quando esteve à frente da Secretaria (de fevereiro de 2015 até a primeira quinzena de março deste ano).
Para se inscrever em um dos quatro cursos, basta entrar no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação – www.secti.ma.gov.br, ou na própria Unidade Vocacional da Escola de Cinema, localizada na Rua Portugal, Praia Grande, em São Luís-MA, e seguir as orientações dos editais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário