Prefeitura de São Luís empossa membros do Conselho Municipal de EducaçãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Conselho Municipal de Educação, realizou, nesta terça-feira (26), na Casa dos Conselhos, a solenidade de posse dos novos conselheiros.
Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, deu posse aos conselheiros, recompondo a estrutura do órgão: os representantes da Semed, Patrícia Alessandra Barros Gomes (titular), Magda Márcia Mafra Serejo (suplente), Maria Joseilda Oliveira Fernandes Freitas Descovi (titular), Etienne Lima de Carvalho (suplente); os representantes do Sindicato, Antonizio Lopes Furtado (titular) e Josidete da Conceição Barbosa (suplente); os representante do Fórum Municipal de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologias, Deline Cutrim de Lima (titular) e Ana Rute Farias de Albuquerque (suplente).
"É muito importante para a prática da gestão democrática no sistema municipal de educação a consolidação desse sistema, na medida em que é o Conselho que faz o credenciamento e reconhecimento das escolas públicas, particulares, comunitárias e filantrópicas de São Luís", esclarece o titular da Semed, Moacir Feitosa.
É função do CME/São Luís, traçar as diretrizes da política educacional do Município, realizar a mediação entre o governo e a sociedade e disciplinar a educação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino, estimulando a autonomia da escola e garantindo os direitos educacionais do cidadão.
O CME é composto por 10 membros titulares e 10 suplentes, nomeados pelo Prefeito Municipal, dentre pessoas de notório saber e experiência em matéria de Educação, para mandato de 4 anos, sendo permitida a recondução por mais um mandato.
COLEGIADO
O Conselho Municipal de Educação de São Luís (CME/São Luís), foi criado pela Lei Municipal nº 1.647, de 10 de janeiro de 1966 e alterado pela Lei Municipal Nº 5.512 de 14 de setembro de 2011, e se constitui em um órgão colegiado, político, administrativo e autônomo de caráter normativo, consultivo, deliberativo de acompanhamento, fiscalizador e assessoramento superior da Secretaria Municipal de Educação de São Luís, com representação paritária como o governo municipal e a sociedade civil organizada. Sendo o seu acompanhamento feito em comum acordo com a Inspeção Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário