São 107 estudantes beneficiados pela oferta de graduações do Plano Nacional de Formação (Parfor), por meio da UFMA
SÃO LUÍS – Cento e sete professores da rede municipal de Urbano Santos - 279 km de São Luís - agora têm uma jornada de quatro anos de graduação pela frente, pois iniciaram suas atividades nos cursos de Primeira Licenciatura em Educação Física e em Geografia, do Plano Nacional de Formação (Parfor). Os cursos, oferecidos pela Universidade Federal do Maranhão em parceria com a prefeitura local, começaram na última sexta-feira, 13, com a aula magna proferida pelo professor de Geografia da UFMA, Márcio Celeri.
No total, são 53 estudantes do curso de Educação Física e 54 de Geografia, que terão aulas sempre aos fins de semana durante este quadriênio. O coordenador do curso de Primeira Licenciatura em Geografia do Parfor/UFMA, Marcelino Farias, explicou que o curso oferecerá, além das disciplinas de Geografia, conhecimentos em Libras, Direitos Humanos, Igualdade Racial e de Gênero e Educação Especial, obedecendo às exigências da Resolução CNE Nº 01/2015.
“Esperamos formar professores de Geografia capazes de refletir e intervir sobre a realidade local de Urbano Santos e melhorar a qualidade de ensino, ainda mais no contexto atual em que grandes empresas estão penetrando em regiões próximas com o plantio de eucalipto e pessoas substituem a agricultura por silvicultura”, completou Farias.
O coordenador do curso de Primeira Licenciatura em Educação Física do Parfor/UFMA, Raimundo Nonato Viana, destacou que, com o início das aulas em Urbano Santos, agora são três os cursos de Primeira Licenciatura ofertados por programas de interiorização da UFMA. Ele conta com o sucesso e dedicação dos docentes da rede municipal.
“A expectativa é grande, pois tivemos muito boa receptividade na parceria com os gestores municipais de Urbano Santos em termos de logística. Acho que o maior desafio nesta graduação em Educação Física será a obtenção do reconhecimento enquanto área científica, processo educativo, hábito de saúde e intervenção”, analisou Viana.
A prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, ressaltou a parceria com a UFMA no objetivo de garantir a melhoria da educação do município. “Queria saudar os professores aqui presentes que representam a reitora Nair Portela, da qual fui aluna de graduação no curso de Enfermagem. É uma satisfação para nós essa parceria que muito irá contribuir com a educação de Urbano Santos”, declarou.
Em seguida, Márcio Celeri, proferiu a aula magna de tema “Textos e Contextos da Formação Universitária: limites e possibilidades”, em que enfatizou a importância da graduação e da reflexão científica no contexto da cidade, falou da transposição do senso comum à ciência e das possibilidades que os cursos oferecerão não só aos estudantes, mas também ao desenvolvimento da cidade.
No dia seguinte, as secretárias dos cursos de Primeira Licenciatura em Geografia e em Educação Física do Parfor, Elcilene Ataíde e Andréia Prazeres, apresentaram o SIGAA e os direitos e deveres dos discentes no sistema, enquanto que Raimundo Viana e Marcelino Farias falaram sobre o projeto político pedagógico das graduações, sobre as disciplinas e esclareceram dúvidas dos alunos.
Saiba mais
O Plano Nacional de Formação (Parfor) é destinado a professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), regido pela Lei Nº. 9.394/1996, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo municípios de 21 estados brasileiros.



Nenhum comentário:
Postar um comentário