A reitora proferiu palestra sobre inovação tecnológica e ética na prática assistencial
SÃO LUÍS - Na abertura do II Simpósio de Enfermagem do Hospital São Domingos, na noite da última quarta-feira, 12, em uma casa de eventos, na Cohama, a reitora da UFMA Nair Portela proferiu a conferência magna do evento, sobre inovação tecnológica e ética na prática assistencial. Na ocasião, abordou aspectos que considera fundamentais no exercício da profissão e reviu vários de seus ex-alunos que hoje fazem parte da equipe do hospital.
Durante a conferência, Nair Portela falou sobre os avanços tecnológicos, autonomia do enfermeiro no ambiente de trabalho, ética, ciência e tecnologia da saúde e inovação tecnológica. “É essencial que o ambiente seja multiprofissional, com respeito de todos à área do outro, do colega, e que seja voltado para o bem comum. O importante é o conhecimento e o saber fazer. A tecnologia é necessária, mas o mais importante é o paciente”, disse.
Ela também elogiou a qualidade alcançada pelo Hospital São Domingos e disse se sentir lisonjeada ao ver que muitos dos colaboradores da instituição de saúde foram seus alunos na Universidade Federal do Maranhão, a exemplo da gerente de enfermagem, Rosilda Mendes. “Eu amo ser enfermeira e é gratificante ver o nível de excelência alcançado pelo Hospital São Domingos por meio de vários profissionais que foram meus alunos na UFMA”.
Rosilda Mendes ressaltou que a II Semana de Enfermagem do Hospital São Domingos vem homenagear o Dia do Enfermeiro, comemorado nesta quinta-feira, 12, com uma programação diversificada. Entre as atividades, além da palestra da reitora Nair Portela, um curso sobre eletrocardiograma e vários outros. “O hospital é uma unidade que também deve ter sua parte científica e buscar sempre se desenvolver. Este evento foi concebido para que os enfermeiros e enfermeiras se sentissem homenageados”.
O presidente do Hospital São Domingos, Hélio Mendes da Silva, enfatizou que a casa sempre busca promover cursos e qualificações para que a equipe ofereça o melhor serviço aos maranhenses. Ele também destacou a presença da reitora Nair Portela no evento como parte destes princípios. “Para nós é uma alegria tê-la conosco, até para que ela veja toda a nossa evolução. A enfermagem é e sempre será um dos pilares de nossa instituição”, declarou.



Nenhum comentário:
Postar um comentário