O evento tem por objetivo fomentar a discussão da valorização dos profissionais da área
SÃO LUÍS – A reitora Nair Portela participou, na manhã da segunda-feira, 16, da solenidade de abertura da Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren). O evento irá até a próxima sexta-feira, 20, e tem como tema “A Enfermagem vai além de uma semana”, com o objetivo de fomentar a discussão da importância da valorização dos profissionais da área, como comentou a presidente interina do Coren, Antonia Pereira.
Ela afirmou, ainda, que o evento é um momento de troca e reflexão sobre a profissão. “Aqui, fomentaremos discussões que envolvem desde a orientação sobre o SUS até a pesquisa do perfil da enfermagem. Também abordaremos as campanhas promovidas pelo Conselho Federal de Enfermagem e Conselhos Regionais, pela fixação da jornada de trabalho de 30 horas semanais e pela proibição do ensino de enfermagem a distância, ações que vêm melhorar as nossas condições de trabalho”, completou.
Enfermeira graduada pela UFMA, a reitora Nair Portela, ressaltou a importância da realização do evento para refletir a significância social da profissão. “Esta semana aproxima estudante e profissionais para a mobilização nacional dedicada à busca de condições que respeitem o limite do profissional enfermeiro”, reforçou. A reitora também comentou sobre os cursos de graduação em enfermagem na modalidade a distância, preocupação já demonstrada pelo Conselho Federal de Enfermagem ao Ministério da Educação.
“O ensino a distância é de extrema importância e ajuda na formação de profissionais. No entanto, existem categorias que é impossível realizar formação de graduação a distancia como a enfermagem. Não há condições técnicas que garanta a aprendizagem do aluno no ensino a distância. O aluno tem que estar realizando ações junto ao paciente. A tecnologia nos ajuda muito com os bonecos virtuais, mas é impossível a prática do laboratório de forma virtual”, defendeu a reitora.
Para o chefe do Departamento de Enfermagem da UFMA, os profissionais da área devem se unir e lutar contra a desvalorização da profissão. “A UFMA abriu o primeiro curso de enfermagem do Maranhão. Então, este momento serve para pensarmos nas atribuições do profissional, seja na academia, na saúde de alta complexidade, na atenção básica e nas pesquisas”, declarou.
Participaram também da solenidade de abertura da Semana de Enfermagem, a deputada estadual, Valéria Macedo; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, Ana Léa Coelho; a representante da Associação Brasileira de Enfermagem, Wiljânita Barbosa; o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e secretário adjunto de Atenção Primária e Vigilância do Estado, Marcelo Rosa; e a coordenadora adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Ceuma, Márcia Machado.
Saiba mais
A reitora Nair Portela graduou-se em enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão em 1973 e, desde então, realizou pesquisas em gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, pedagogia e didática.
Presidiu por dois mandatos a Associação Brasileira de Enfermagem seção Maranhão (ABEn), nos anos 1982 a 1984 e entre 1987 a 1989. Nesse ínterim, também foi presidente do Conselho Regional de Enfermagem entre 1984 e 1985.
Nenhum comentário:
Postar um comentário