O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), desenvolveu um biofertilizante, que começa a ser utilizado nas Unidades de Referência de Produção (URPs) dos agropolos, como mais um incentivo para o aumento da produtividade.
O produto será entregue aos agricultores, nesta sexta-feira (6), em uma das URPs, na área da Mata, no município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Durante o evento serão apresentados os primeiros resultados obtidos no Agropolo da Ilha e distribuídos cerca de 300 litros aos produtores.
O composto, batizado com o nome de Verdão, tem produção sustentável e de baixo custo. É uma alternativa para os fertilizantes industrializados que, em geral, tem custo elevado para os produtores.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a oferta do biofertilizante, aliada a outros insumos, como semente e ao serviço de assistência técnica já vem dando resultados positivos. “No agropolo da Ilha, projeto piloto dos demais agropolos do estado, já percebemos bons números de produção de frutas e hortaliças. Estamos sempre buscando alternativas que permitam aos agricultores aumentar essa produção, de forma sustentável e de baixo impacto na renda de cada um deles e o biofertilizante cumpre bem esse papel”, explicou o secretário.
No programa de Agropolos, o objetivo é distribuir uma média de 10 mil litros/mês de biofertilizante às 40 URPs do Agropolo da Ilha, localizadas nos quatro municípios da Região Metropolitana da capital maranhense localizadas na Ilha de São Luís: São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário