sexta-feira, 13 de maio de 2016

UFMA sediará o Congresso Nacional da União de Negros Pela Igualdade em junho

 

O congresso tem como objetivo analisar os impactos e manifestações contemporâneas do racismo

Foto UFMA sediará o Congresso Nacional da União de Negros Pela Igualdade em junho
SÃO LUÍS - A Universidade Federal do Maranhão recebe entre os dias 10 e 12 de junho o 5º Congresso Nacional da União de Negros Pela Igualdade (Unegro), com o tema “Negras e Negros nos espaços de Poder e em defesa da vida”.
O 5º Congresso Nacional tem como objetivo analisar os impactos e manifestações contemporâneas do racismo; traçar estratégias de enfrentamento a sub-representação de negras e negros nos espaços de poder e decisão; estabelecer uma plataforma política e um plano de luta para os próximos quatro anos, além de eleger a nova direção nacional da Unegro. 
Para o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o congresso é uma grande oportunidade para a discussão de questões voltadas para a igualdade racial. “Queremos trazer a militância do movimento negro nacional e algumas representações internacionais para, junto com o movimento negro do Maranhão, discutir a história, o momento atual e projeções para ações futuras voltadas para a igualdade racial e que promovam a inclusão do povo negro do Maranhão”, afirmou.
A programação do evento conta com conferências que vão tratar das perspectivas e desafios do racismo, além de painéis de debates que tratarão de diversos temas entre eles as comunidades quilombolas, juventude negra, luta e organização das mulheres negras e pesquisa e produção intelectual negra.
A taxa de inscrição para participação no 5º Congresso Nacional da Unegro será de R$ 30 por delegado e delegada do evento, recolhido pelos responsáveis pelas bancadas estaduais e depositado até dia 3 de junho, na conta Caixa Econômica Federal, Agência 1230 – Tipo 03, Conta Corrente 983- 9. 
O 5º Congresso Nacional objetiva mobilizar 10 mil pessoas, em todos estados brasileiros e Distrito Federal durante todo o processo, que envolve reuniões, seminários, plenárias, conferências e o próprio congresso.  O Congresso é uma realização da sociedade civil comprometida com os princípios democráticos do País, em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial.
Saiba mais
A Unegro é uma organização do movimento negro fundada em 14 de julho de 1988, na cidade de Salvador, Bahia, em pleno processo de redemocratização do país, e tem por objetivo precípuo, o combate ao racismo e toda forma de discriminação e opressão social.
Os seus 25 anos de existência são marcados pela defesa da vida, cidadania e igualdade de oportunidades para a maioria da população brasileira. Hoje, a Unegro está organizada em 24 Estados da Federação, conta com uma Coordenação Nacional, Executiva Nacional e Secretaria Nacional, e é sediada em São Paulo.
Desde a sua criação participa ativamente das principais atividades do movimento negro brasileiro, contribuindo com a construção, mobilização, divulgação e execução de eventos e campanhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário