quinta-feira, 9 de junho de 2016

Estudantes da rede municipal comparecem à Mostra Guarnicêzinho, do 39º Festival Guarnicê de Cinema

Estudantes da rede municipal comparecem à Mostra Guarnicêzinho, do 39º Festival Guarnicê de CinemaCom os olhos atentos, Welvison Duarte Barbosa Sá, 13 anos, não perdeu nenhuma das cenas do filme, "Lápis sem cor". O adolescente, que estava no grupo da Unidade Básica (U.E.B) Amaral Raposo, localizada na Zona Rural de São Luís, foi um dos estudantes da rede municipal que assistiram à Mostra Guarnicêzinho, exibida na programação da 39° edição do Festival Guarnicê de Cinema.
O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destacou a participação das crianças e adolescentes da rede municipal na programação do festival. "Esta participação faz parte do conjunto das parcerias estabelecidas pela Prefeitura de São Luís para uma integração e desenvolvimento social através da sétima arte na educação", ressaltou, Moacir Feitosa.
"Essa já é a segunda vez que venho ao Teatro João do Vale com os meus colegas da escola. Eu fico super ansioso quando fazemos esses passeios. Adoro cinema e gosto de assistir filmes e este foi bem legal, nunca tinha assistido. Conta a história de uma garota órfã, bem diferente", contou o aluno Welvison Sá.
Marcos Antonio Alves da Silva, professor de esporte da U.E. B Amaral Raposo, conta que a atividade influencia no comportamento dos estudantes e estabelece a articulação entre os objetivos e o desenvolvimento das competências e habilidades, inserindo as atividades pedagógicas. "O contato com a cultura é importante para que as crianças consigam desenvolver a observação, a atenção e o comportamento. Outra questão está relacionada ao social, que oferece o acesso ao lazer, entretenimento e à cultura, principalmente para muitos jovens de poder aquisitivo baixo," destacou o professor.
Mariana Sousa Sá, 11 anos, estudante do 6º ano da U.E. B Henrique de La Roque, resumiu sua emoção. "Achei tudo lindo e nunca vou esquecer o dia de hoje," disse ao lado das colegas de sala depois da exibição do filme. João Pedro Alcântara, 11 anos, completou a opinião da colega. "Muito divertido quero voltar mais vezes aqui, fora que o Centro Histórico é muito bonito também," disse.
O festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), em parceria com a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e visa aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual, no Teatro João do Vale. O festival prossegue até o dia 11 deste mês com programação gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário