Agricultora, mãe de quatro filhos e dona de casa, a rotina de dona Sônia Vieira nunca foi fácil. Moradora do Assentamento Nova Descoberta em São Raimundo das Mangabeiras, ela tem a terra como seu instrumento de subsistência e trabalho. Entre os alimentos produzidos com as próprias mãos, ela divide as atividades da casa com a presidência da Cooperativa Agroecológica pela Vida de São Raimundo das Mangabeiras (Coopevida) e com muito orgulho.
Assim como ela, mais de 80 famílias são associadas à cooperativa que buscam melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar da região. Depois da formação da Coopevida, dona Sônia conta que tudo mudou. “Antes da cooperativa os agricultores produziam muito pouco e mal dava para o sustento. Hoje produzimos bem, uma variedade grande de alimentos e o que é melhor ainda comercializamos nossos produtos”, disse ela sem esconder a satisfação.
A mudança se estende para a consciência do agricultor, que agora sabe que pode produzir muito mesmo em uma pequena área. Além de alimentos como feijão, arroz e milho, a Coopevida produz 11 tipos de polpas de frutas, que funcionam como o carro chefe da cooperativa.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, busca melhorar as condições de produção de organizações como essa, e está investindo R$ 500.000 na implantação da primeira agroindústria de polpas de frutas do município de São Raimundo das Mangabeiras beneficiando 150 famílias.
Para o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, é uma satisfação ver a agricultura familiar do estado dar passos rumo ao desenvolvimento. “Estamos no caminho certo. O governo Flávio Dino escolheu os eixos conhecimento e produção para melhorar a vida do agricultor familiar e é isso que temos feito. A implantação da agroindústria vai alavancar a comercialização dos produtos da Coopevida trazendo mais renda para os agricultores”, disse.
A Coopevida tem cooperados em seis municípios (São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Loreto, São Félix de Balsas, São Domingos do Azeitão e Benedito Leite) desses, quatro fornecem alimentos para o Programa Nacional Alimentação na Escola – PNAE. A cooperativa conta ainda com uma feira livre aos domingos, no município de Loreto e uma espécie de loja para comercialização dos produtos aberta de segunda a sábado em São Raimundo das Mangabeiras.


Nenhum comentário:
Postar um comentário