Como forma de fortalecer e modernizar o sistema de produção familiar, o Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), lançou o edital de licitação, visando aquisição de tratores e implementos agrícolas. A futura aquisição pretende suprir as necessidades das Secretarias de Agricultura Familiar (SAF) e da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
O Aviso e Edital foram assinados na tarde de terça-feira (31), pelo presidente da Comissão Central, Odair José Neves, que ressaltou o lançamento do edital como “mais um importante passo que o governador Flávio Dino dá para desenvolver a agricultura do estado”. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares e o secretário adjunto da Sagrima, Edjahilson Souza.
O Edital prevê a aquisição de 375 máquinas agrícolas entre tratores, roçadeiras, carretas, raspadeiras com lâmina frontal, grades aradoras e sulcador que serão utilizadas no preparo do solo, plantio, capinas e transportes de insumos visando à modernização e o fortalecimento dos sistemas de produção das unidades produtivas familiares, além de incentivar as cadeias produtivas do agronegócio.
Dessa forma, a aquisição irá ampliar o processo de inclusão produtiva, criando mecanismos para fomentar ações de manejo e preparo das áreas agrícolas. Para o secretário Adelmo, esse “incentivo do Governo do Estado por meio da aquisição de tratores e implementos agrícolas facilitará no transporte de produtos, gerando assim, mais renda para o produtor rural local”, frisou.
Sob a ótica da produção e desenvolvimento das cadeias produtivas, o secretário Edjahilson enfatizou que a aquisição de novos implementos na agricultura extingue métodos e materiais antigos adotados na agricultura. “Retira o agricultor da enxada e fornece-lhes materiais que potencializem as cadeias produtivas”, destacou.
A licitação será realizada na modalidade Pregão Presencial, do tipo menor preço, pelo Sistema de Registro de Preços (SRP). A aquisição por meio do Registro de Preços permitirá o registro de preço das propostas, visando futuras e eventuais aquisições no âmbito da administração pública.
A sessão pública da licitação tem data marcada para o dia 14 de junho, no auditório Roberto Macieira, na sede da Comissão Central, na Avenida Colares Moreira, bairro do Calhau. O edital já está disponível na página da comissão, www.ccl.ma.gov.br. As licitantes interessadas podem baixá-lo ou retirá-lo na sede da CCL, ao custo de uma resma de papel A4.
Nenhum comentário:
Postar um comentário