sábado, 11 de junho de 2016

Nair Portela e presidente da Fapema assinam convênio para concessão de bolsas

 
Acordo beneficiará estudantes de mestrado, doutorado e iniciação científica da UFMA
 
SÃO LUÍS - A reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, assinaram na manhã desta sexta-feira, 10, um convênio que garante oferta de vagas e concessão de bolsas de mestrado, doutorado e iniciação científica a pesquisadores da UFMA.
 
De acordo com a reitora, a parceria deve proporcionar aos pesquisadores condições para a realização de projetos e contribuirá para o desenvolvimento da universidade. “As bolsas representam um auxílio fundamental para a formação profissional dos alunos e, consequentemente, para o acréscimo dos indicadores da pesquisa no Maranhão”, comemorou a reitora.
 
O vice-reitor Fernando Carvalho afirmou que existem projetos de pequeno porte que precisam ser desenvolvidos. Para ele, a necessidade da universidade está principalmente na implantação das bolsas para os doutorandos. “O intuito é formar grandes doutores. Com as bolsas que serão implantadas, eles não precisarão ir a outros estados em busca de qualificação”, ressaltou.
 
Para o presidente da Fapema, Alex Oliveira, o Maranhão precisa construir sua própria base científica. “A Fapema pretende utilizar o conhecimento local para elevar os indicadores da produção de ciência no estado”, explicou.
 
Saiba +
 
A Fapema tem como objetivo estimular a ciência e a tecnologia no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico como instrumento capaz de contribuir com a redução das assimetrias sociais. Também busca contribuir para a divulgação da ciência e da tecnologia; formação de recursos humanos; fomento à pesquisa; proteção intelectual e disseminação da cultura de inovação tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário