Ruas esburacadas e desniveladas, asfalto gasto, calçamento irregular, meios-fios quebrados ou inexistentes. Uma realidade que moradores não viverão mais a partir do amplo pacote de obras que a Prefeitura de São Luís está executando em diversos bairros da capital. Entre diversos outros bairros de São Luís, os serviços estão em curso nas regiões da Cidade Operária, Vila Riod, Santa Clara e Apaco. São obras de urbanização que contemplam, além da pavimentação, a implantação de meio-fio, calçada e sarjeta, evitando o acúmulo de água no período chuvoso.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, avalia que essas obras executadas na região vão tirar as comunidades do estado precário durante as chuvas. "Estamos inaugurando um novo cenário para quem mora na região da Cidade Operária e entorno. É um direcionamento do prefeito Edivaldo que os serviços de urbanização cheguem a todas as regiões necessitadas da capital", enfatizou o Antônio Araújo.
Para quem mora nestes locais, o cronograma de serviços da Prefeitura vai trazer mais saúde, dignidade e mais qualidade de vida. É o que pensa a dona de casa Manoela Albuquerque dos Santos, 34 anos, que há mais de sete anos reside na Rua 6, da Unidade 105, no bairro Cidade Operária. Nesta região, as obras de pavimentação estão sendo executadas por meio do Programa Mais Asfalto, em parceria com o governo do Estado. "A gente sofria com alagamentos, mas agora, com essa obra, a gente pode respirar aliviado com a melhoria na nossa rua", pontuou.
Nesta unidade da Cidade Operária, os serviços estão em fase de conclusão nas ruas de número par. Nesta terça-feira (14), as equipes finalizavam a pavimentação das ruas 6 e 8. "O prefeito Edivaldo prometeu e cumpriu. As ruas do nosso bairro estão ganhando asfalto novo e melhora o saneamento", disse o pintor José Ribamar Andrade dos Santos, 59 anos.
Morador da Rua 6, o comerciante Genival Fonteles, 52 anos, agradeceu o empenho do prefeito, pois, segundo avaliou, a rua estava intrafegável e era ponto constante de alagamento. "Melhorou e muito. Primeiro porque acaba com a lameira que vinha com as chuvas, depois, porque a gente vai conseguir andar sem os buracos", disse.
A professora Vitória Alves, 63 anos, reside há 23 anos na Rua 8 e avalia como uma das melhores obras da gestão para as comunidades. "O asfalto traz limpeza e valoriza a rua. A gente aqui sofria com os alagamentos e o que eu espero são dias melhores agora", disse ela. A moradora conta que até pensou em vender a casa, mas desistiu da ideia. "Agora que a rua está em melhores condições o meu imóvel valorizou. Gosto muito da minha nova rua", completou.
RIOD
A Vila Riod também é beneficiada com o cronograma de serviços da Prefeitura. São várias ruas que ganharam asfalto novo, por meio do programa de urbanização que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís. Na Rua São Francisco, moradores conviviam com a poeira, no tempo seco, e com a lama, no período de chuvas. Após os serviços de pavimentação a realidade é outra bem melhor. "Poeira e lama ninguém merece. Eu, que tenho criança pequena em casa, sempre tive essa preocupação com as doenças respiratórias por causa da poeira. Agora com o asfalto a situação melhorou demais", ressaltou a dona de casa Rosângela Vieira dos Santos, 36 anos, que há nove mora no local.
Na Rua Coronel Riod, no mesmo bairro, operárias concluíam os trabalhos de acabamento com pintura de meio fio. A via recebeu asfalto novo, assim como a Avenida Sarney Filho, principal via de acesso do bairro a outras localidades. A Vila Riod teve todas as ruas contempladas com o asfalto, ação inédita da gestão do prefeito Edivaldo, que se mostrou sensível à difícil realidade daquela população.
SANTA CLARA
O bairro Santa Clara é outro beneficiado com o programa de urbanização da gestão municipal. Entre as vias, a Rua Nossa Senhora Aparecida recebe drenagem que vai acabar com os alagamentos e garantir o escoamento das águas da chuva. As obras de drenagem alcançam a Rua Santo Antônio e os serviços estão na etapa de colocação dos tubos de concreto e após, serão instaladas as caixas receptoras.
Esse sistema de tubos, depois de concluído, vai receber e escoar a água das chuvas, livrando os moradores das enchentes. Parte da via que já recebeu a tubulação não sofre mais com os alagamentos. Os serviços se estendem também à Rua Luci Sarney, onde mora o aposentado Neumar Campos Pereira, 70 anos, que vê no trabalho uma esperança de dias melhores. "Aqui já foi solucionado o problema dos alagamentos, que tirava o sono da gente. Agora, está muito bom com o serviço", ressaltou.
EM ANDAMENTO
Na Rua da Secretaria, na Vila Apaco, a urbanização contempla a construção de uma galeria para escoamento de água, de uma ponte, drenagem e asfalto. Muito esperado pelos moradores, a construção da galeria de drenagem e os serviços de drenagem profunda põem fim aos alagamentos e enxurradas que atingiam a área no período chuvoso. Os serviços beneficiam as cerca de 10 mil famílias do local.
A galeria está sendo construída em trecho onde há maior deságue e servirá para escoamento da água das chuvas. Além de acabar com os pontos de alagamentos, a construção representa melhoria na mobilidade urbana, no aspecto urbanístico e soma na prevenção de doenças.
Serviços de drenagem superficial completam o cronograma de serviços como melhoria de ruas com calçamento em bloquetes e a construção de meio-fio, sarjeta e calçadas. Ações que contribuem para conservar a pavimentação e também, para a saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário