A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), em parceria com a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), realizou, na última terça-feira (11), uma tarde de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação em alusão à campanha ‘Outubro Rosa’, que aconteceu no auditório da Sedel, contou com a participação de 45 servidoras.

Em seguida, as servidoras ficaram atentas ao testemunho da escritora Ceres Fernandes, da Academia Maranhense de Letras, curada de um câncer de mama. “Eu já passei por toda dor que o câncer de mama oferece ao ser humano. E hoje, depois de curada, dou meu testemunho com o objetivo sensibilizar essas mulheres, para que elas se previnam, se cuidem, contra esse mal que assola tanto a população feminina no mundo”, explicou Ceres Fernandes.A tarde iniciou com a palestra da enfermeira Roseana Teixeira, que explanou sobre as formas mais eficazes para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “Muitas mulheres desconhecem que o autoexame e a mamografia são os principais instrumentos de detecção precoce do câncer de mama. Essa falta de conscientização reflete nos altos índices dessa patologia, que se multiplica significativamente a cada ano”, enfatizou a enfermeira.
A programação foi encerrada com ginástica laboral, orientações sobre os Distúrbios Osteomusculares (Dort) e momento informativo sobre as Lesões por Esforço Repetitivo (LER). “Esta é uma causa de todos nós e a Sedel vestiu a camisa dessa campanha em prol da qualidade de vida de suas servidoras”, ressaltou Ana Cristina Maia Leite, supervisora de Recursos Humanos da Secretaria de Esporte e Lazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário