sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Governo investe em energia solar como fonte de economia para pequeno agricultor

Kits de energia solar beneficiarão famílias de Belágua, uma das cidades do Plano de Ações “Mais IDH” . Foto: Divulgação
 
O Governo do Maranhão entrega, na segunda-feira (14), mais um Sistema de Captação de Energia Solar para Irrigação que beneficiará o Agropolo da Ilha, na Unidade de Referência de Produção (URP), no município de São José de Ribamar. Este é o segundo sistema entregue a partir da parceria entre a Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). A solenidade terá a presença do vice-governador Carlos Brandão e do deputado federal José Reinaldo Tavares.
A secretária de Estado de Minas e Energia, Crisálida Fonseca Rodrigues, destacou que o projeto desenvolvido pela secretaria está alinhado com o compromisso firmado pelo governador Flávio Dino de melhorar as condições de vida das pessoas, concedendo novas oportunidades para o fortalecimento da produção e aumento da renda dos pequenos agricultores.
“O Sistema Captação de Energia Solar para Irrigação tem como benefício a independência do consumidor do fornecimento de energia elétrica da concessionária, tornando a agricultura economicamente viável para o pequeno produtor, contribuindo para o aumento da produção de alimentos no estado, diversificação da cadeia produtiva e, também, promoção do uso de energias renováveis no Maranhão”, observou a secretária Crisálida Fonseca Rodrigues.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, explicou que a iniciativa se soma as demais experiências realizadas no agropolo. “Sabemos que a energia é um dos maiores custos dos pequenos produtores e buscamos alternativas para ajudá-los também nesse sentido, além do trabalho de assistência técnica e gerencial, além da intermediação do acesso ao crédito e da entrega de insumos como biofertilizantes e sementes de hortaliças e frutas”, disse o secretário.
No mês de setembro, foi implantado o primeiro Sistema deCaptação de Energia Solar para Irrigação na URP do Agropolo da Ilha, desta vez no município de Raposa. Cada sistema é composto de um painel solar, um inversor e uma bomba centrífuga de 1,0 cv. Nesse sistema off-grid, o agricultor fica isento de pagar a concessionária de energia elétrica. Os equipamentos podem ser utilizados por até 25 anos. A instalação fica a cargo da empresa Solar Brasil, parceira do projeto.
AGROPOLO DA ILHA
Com o auxílio do Governo do Estado, por meio do projeto Agropolos, desenvolvido pela Sagrima, agricultores da Ilha de São Luís vêm aumentando sua produção e seus produtos, conquistando espaço cada vez maior nas prateleiras dos supermercados da Região Metropolitana de São Luís. Itens como cheiro verde, alface, vinagreira, couve, acerola, carambola, pimenta, macaxeira, quiabo e maxixe produzidos nas 40 Unidades de Referência de Produção (URPs) do Agropolo da Ilha abastecem três redes de supermercados, além das feiras da capital.
Em breve, o número de URPs será praticamente dobrado, chegando a 75 propriedades atendidas, que receberão assistência técnica, insumos e oportunidades de comercialização e inserção no mercado formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário