O Governo do Maranhão entrega, na segunda-feira (14), mais um Sistema de Captação de Energia Solar para Irrigação que beneficiará o Agropolo da Ilha, na Unidade de Referência de Produção (URP), no município de São José de Ribamar. Este é o segundo sistema entregue a partir da parceria entre a Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme) com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). A solenidade terá a presença do vice-governador Carlos Brandão e do deputado federal José Reinaldo Tavares.
A secretária de Estado de Minas e Energia, Crisálida Fonseca Rodrigues, destacou que o projeto desenvolvido pela secretaria está alinhado com o compromisso firmado pelo governador Flávio Dino de melhorar as condições de vida das pessoas, concedendo novas oportunidades para o fortalecimento da produção e aumento da renda dos pequenos agricultores.
“O Sistema Captação de Energia Solar para Irrigação tem como benefício a independência do consumidor do fornecimento de energia elétrica da concessionária, tornando a agricultura economicamente viável para o pequeno produtor, contribuindo para o aumento da produção de alimentos no estado, diversificação da cadeia produtiva e, também, promoção do uso de energias renováveis no Maranhão”, observou a secretária Crisálida Fonseca Rodrigues.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, explicou que a iniciativa se soma as demais experiências realizadas no agropolo. “Sabemos que a energia é um dos maiores custos dos pequenos produtores e buscamos alternativas para ajudá-los também nesse sentido, além do trabalho de assistência técnica e gerencial, além da intermediação do acesso ao crédito e da entrega de insumos como biofertilizantes e sementes de hortaliças e frutas”, disse o secretário.
No mês de setembro, foi implantado o primeiro Sistema deCaptação de Energia Solar para Irrigação na URP do Agropolo da Ilha, desta vez no município de Raposa. Cada sistema é composto de um painel solar, um inversor e uma bomba centrífuga de 1,0 cv. Nesse sistema off-grid, o agricultor fica isento de pagar a concessionária de energia elétrica. Os equipamentos podem ser utilizados por até 25 anos. A instalação fica a cargo da empresa Solar Brasil, parceira do projeto.
AGROPOLO DA ILHA
Com o auxílio do Governo do Estado, por meio do projeto Agropolos, desenvolvido pela Sagrima, agricultores da Ilha de São Luís vêm aumentando sua produção e seus produtos, conquistando espaço cada vez maior nas prateleiras dos supermercados da Região Metropolitana de São Luís. Itens como cheiro verde, alface, vinagreira, couve, acerola, carambola, pimenta, macaxeira, quiabo e maxixe produzidos nas 40 Unidades de Referência de Produção (URPs) do Agropolo da Ilha abastecem três redes de supermercados, além das feiras da capital.
Em breve, o número de URPs será praticamente dobrado, chegando a 75 propriedades atendidas, que receberão assistência técnica, insumos e oportunidades de comercialização e inserção no mercado formal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário