sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Governo promove ação para recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Embalagens vazias de agrotóxicos que devem ser recolhidas. Foto: Divulgação

Embalagens vazias de agrotóxicos que devem ser recolhidas. Foto: Divulgação
Para facilitar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos na Região Metropolitana de São Luís e evitar seu descarte inadequado no meio ambiente, será realizado nos dias 17 e 18 deste mês o evento Recebimentos Itinerantes em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O evento é apoiado pelo Governo do Estado, sendo promovido através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (inpEV), da Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (Acapi) e prefeituras.
Segundo a coordenadora de Inspeção Vegetal da Aged, Filomena Antonia de Carvalho, o objetivo do sistema de Recebimento Itinerante é facilitar o cumprimento da legislação por parte dos pequenos produtores, simplificar o processo de recebimento, conscientizar e incentivá-los a devolver regularmente as embalagens vazias de agrotóxicos. “Este vai ser o primeiro Recebimento Itinerante deste ano nessa região, mas já é o segundo que a Aged ajuda a promover. Nossa intenção é que se torne uma ação tradicional nesta época do ano”, informou.
Em 2015, a ação registrou o recebimento de 516 kg de embalagens vazias de agrotóxicos e, este ano, espera-se alcançar ainda mais produtores. “Nossa avaliação do ano passado foi muito positiva já que é uma região onde predominantemente se cultiva horta e o uso de agrotóxicos é consequentemente menor”, esclareceu Filomena de Carvalho.
Com o Recebimento Itinerante, os produtores têm a oportunidade de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos, lavadas de acordo com as instruções passadas pelas revendas dos produtos, em postos temporários criados especialmente para esta finalidade. Com isso, evitam-se custos com deslocamento até as Centrais de Recebimento. Ao fim do recebimento, as embalagens são transportadas com o apoio de todos os parceiros do projeto para uma das Centrais, onde receberão uma destinação final ambientalmente correta.
PROGRAMAÇÃO
17/11
Paço do Lumiar: das 8h às 11h30, na Rua do Anajar, 110, Iguaiba (Propriedade da Dona Júlia).
Raposa: das 13h30 às 17h30, na Rua do Bacurizal, s/n, Cumbique (Propriedade do seu Humberto).
18/11
São José de Ribamar: das 8h às 11h30, na Associação dos Trabalhadores Rurais da Mata, na Avenida dos Agricultores, nº 22, Mata.
São Luís: 13h30 às 17h30, na Rua Presidente Edson de Sousa Almeida, próximo ao Restaurante Amarelinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário