O evento teve como objetivo esclarecer sobre convênios, licitações e emendas paralmentares. Roberto Rocha foi destaque pelas emendas destinadas à instituição.
Reunindo 115 prefeitos maranhenses, sete deputados federais e diversos deputados estaduais, o seminário “A Codevasf e os Municípios”, evento promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba na última segunda-feira,13, na Assembléia Legislativa, abordou a destinação de emendas parlamentares e as ações de investimento no Maranhão.
O evento organizado pela superintendência regional da Codevasf no Maranhão, cujo superintendente é Jones Braga, contou com as presenças da presidente nacional da instituição, Kênia Marcelino, do senador Roberto Rocha (PSB – MA) e do Presidente da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão). Estiveram participando ainda o vice-presidente Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) – Cláudio Azevedo, o presidente da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (FEMACI) - Ronald Damasceno, entre outros.
Ligada ao Ministério da Integração Nacional, a Codevasf atua, no Maranhão, em três importantes bacias hidrográficas: Itapecuru, Mearim e Parnaíba. O órgão tem sido de máxima importância para mudar o cenário maranhense no que se refere a qualidade de vida, preservação de recursos naturais e geração de emprego e renda para a população.
A destinação de emendas parlamentares para o financiamento das ações da Codevasf tem possibilitado esse trabalho. Um dos principais apoiadores ações da Codevasf no Maranhão,
O senador Roberto Rocha defende a revitalização dos rios. Lembrou, em sua fala, que o Maranhão é um dos estados com maior potencial hídrico, com 5 mil quilômetros de rios perenes e 60% das águas do interior do Nordeste. Ele também anunciou investimentos e convênios que estão sendo firmados para a revitalização dos rios maranhenses.
“Todos nós sabemos que o Rio Itapecuru, que abastece São Luís, agoniza. Se nada for feito, em no máximo dez anos, nós estaremos falando em transposição das águas do Parnaíba para o São Francisco. Nós conseguimos comprar R$ 15 milhões em equipamentos, como dragas, escavadeiras hidráulicas, para podermos trabalhar o desassoreamento desses rios, como também R$ 7,5 milhões, que já estão empenhados, para assinatura de um convênio com a Universidade Estadual do Maranhão para revitalizar o Rio Itapecuru”, assegurou o senador. Roberto Rocha é autor de um projeto que amplia a área de atuação da CODEVASF para todo o Maranhão, e que encontra-se em tramitação na câmara do senado.
Segundo a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, o seminário pôde possibilitar aos prefeitos maior entendimento sobre os programas e investimentos disponíveis para o estado. “Nós estamos apresentando possibilidades de ações que podem ser desenvolvidas no estado e, sobretudo, com o apoio do Congresso Nacional, por meio dos parlamentares aqui do Maranhão. Queremos possibilitar o entendimento maior desses prefeitos e como podem acessar esses programas públicos que estão disponíveis hoje”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário