terça-feira, 27 de junho de 2017

Colun realiza II Torneio de Xadrez e seleciona estudantes para o JEMs 2017

Professor Francicarlos Veras  coordenador do projeto
 SÃO LUÍS - O Colégio Universitário (Colun), da Universidade Federal do Maranhão, realizou o II Torneio de Xadrez, dividido em duas etapas: a primeira ocorreu no dia 3 de junho, com os estudantes do ensino fundamental; e a segunda, no dia 16, com os do ensino médio.
O campeonato faz parte do projeto “Xeque-Mate”, coordenado pelos professores Arimatéa Abreu, Emnielle Pinto e Francicarlos Veras, e tem o objetivo de desenvolver o ensino e aperfeiçoamento do jogo de xadrez, aprimorando as habilidades cognitivas dos alunos do Colégio Universitário na prática desse esporte, estimulando-os e capacitando-os para futuras competições, como é o caso dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), em que, por meio do torneio, foi identificado os estudantes que representarão o Colun nas modalidades infantil e infanto-juvenil, que ocorrerão nos meses de agosto e outubro, respectivamente.
Para a professora Emnielle Pinto, o torneio, além de difundir a prática do xadrez, possibilitou um exercício cognitivo, melhorando a concentração, a criatividade e o compartilhamento dos conhecimentos.
Segundo Vinícius Lindoso, estudante do 3º ano e um dos medalhistas da competição, o torneio foi muito prazeroso, além de ter sido uma oportunidade de mostrar o comprometimento dos alunos com o evento.
Já o professor Francicarlos Veras enfatizou que o xadrez é um jogo que, pelas suas características, contribui para o desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno-jogador, ampliando e aprimorando a atenção, a concentração, a imaginação, o planejamento, a memória, a paciência, o autocontrole, a lógica matemática, o raciocínio analítico, a criatividade, a ética e a inteligência. “A prática habitual do xadrez é um excelente instrumento para o fomento do processo ensino-aprendizagem e para a formação integral dos discentes”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário