Você sabia que a simples escolha de uma lâmpada inadequada para o ambiente, pode elevar o valor da sua conta de energia elétrica?
E você sabe quais eletrodomésticos consomem mais energia e como usá-los corretamente? Não é de hoje que estamos falando que economizar energia é o melhor caminho para não ter surpresas no final do mês. Algumas mudanças na rotina poderão poupar muita energia elétrica, e uma das soluções é evitar os maiores vilões na conta de energia.
Para facilitar o entendimento e alertar os consumidores, a Cemar organizou o ranking dos aparelhos que, se usados de maneira indevida, tornam-se vilões e podem agravar as despesas com energia elétrica.
O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões do consumo doméstico de energia. Os modelos mais comuns consomem, em média, por hora de uso, até 7,5 kWh na posição inverno, e até 3,5 kWh na posição verão.
Já a geladeira, que é um dos eletrodomésticos mais utilizados da casa, representa cerca de 30 % do consumo total de uma residência, por isso, requer bastante atenção. Uma dica importante é sempre deixar um espaço entre a parede e a geladeira para que ela possa trabalhar com eficiência e, também, facilitar a circulação do calor desprendido por ela. A borracha da geladeira é outro ponto de atenção. É preciso verificar se a borracha de vedação da geladeira está em bom estado, caso contrário, o eletrodoméstico pode estar consumindo mais energia do que o necessário para seu funcionamento.

.
Mesmo com a chegada da bandeira tarifária verde neste mês de Janeiro, o farol da economia não pode desligar. E dentro de casa outra observação importante está relacionada a alguns aparelhos que costumam ficar no modo stand by, pois mesmo sendo utilizado desta forma gastam energia e o ideal é que sejam desligados quando não estiverem sendo utilizados.
Combater o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto. É possível aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar, apenas com atitudes simples
Nenhum comentário:
Postar um comentário