sábado, 7 de abril de 2018

Reitora Nair Portela lança edital para concessão de auxílio creche às estudantes-mães da UFMA

SÃO LUÍS – Garantir a permanência das estudantes-mãe na UFMA é o que assegura a reitora Nair Portela ao declarar abertas as inscrições, nesta sexta-feira, 6, para a concessão da bolsa Auxílio Creche para o primeiro semestre letivo de 2018. As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.
O edital para concessão do Auxílio Creche é promovido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) e consiste no pagamento de despesas do estudante quanto ao acompanhamento de dependente, com idade inferior a seis anos. O lançamento do edital ocorreu, nesta manhã, no gabinete da Reitoria.
O pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus Mendes da Silva, informou que serão oferecidas 80 vagas, distribuídas pelos nove câmpus da UFMA: Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Segundo o edital, a classificação das candidatas será por meio da comprovação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“Nós estamos atendendo a uma demanda da UFMA, para assim, poder contribuir com o crescimento da comunidade. Ressalto, ainda, a sensibilidade da reitora Nair Portela ao pleitear um edital desta natureza que busca atender às estudantes, que são mães, dentro da Instituição”, enfatizou o pró-reitor.
Vale ressaltar que os recursos financeiros do auxílio creche provém do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), executados no âmbito do Ministério da Educação e instituído pelo decreto nº 7.234/2010, que tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.
A assistente social do câmpus de Grajaú, Andréa Gomes, disse que o auxílio é uma excelente iniciativa. “Identificamos nas salas de aula mães com seus filhos porque elas não têm com quem deixá-los e, acredito que, esta iniciativa poderá minimizar ou, pelo menos, atender às necessidades básicas destas alunas”, destacou.
As inscrições seguirão até o dia 20 de abril e podem participar estudantes regularmente matriculados na UFMA, oriundas da rede pública de educação básica ou com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário, vigente.
Para a reitora Nair Portela, o lançamento do edital de concessão de auxílio creche é um avanço na área da atenção às estudantes da UFMA e uma política implementada para atender a uma questão específica de atenção à mulher, que são as estudantes com filhos.
“Estamos muitos felizes em poder proporcionar esse benefício para as nossas estudantes porque, como sabemos, o país vive numa crise econômica sem precedentes, onde os recursos são escassos, mas com muito trabalho e foco na prioridade nós consideramos extremamente importante garantir esse direito à elas”, concluiu a reitora Nair Portela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário