sexta-feira, 18 de maio de 2018

Fumac e Prefeitura de SL lançam Projeto“Conscientizando no Combate às Drogas”

 
A Fundação Maranhense de Assistência Comunitária (FUMAC), em parceria com a Prefeitura de São Luís, através da SEMCAS, fizeram nesta quinta-feira (17) o lançamento do Projeto Conscientizando no Combate às Drogas. O projeto será executado em 12 escolas de São Luís e prevê 48 palestras por um período de 6 meses, com previsão de mais de 8.000 alunos beneficiados, além de apresentações culturais, distribuição de camisas e cartilhas. 
Segundo o vereador Pavão Filho (PDT), autor de duas leis que ajudam no combate as drogas, a prevenção tem que ocorrer em todos os locais propícios para a sua propagação, principalmente nas escolas, pois nesses ambientes, encontram-se os mais diferentes tipos de segmentos da sociedade.
O parlamentar acredita que conscientizar os jovens sobre os grandes malefícios causados pelo uso de entorpecentes seja o melhor caminho. 
Pavão é autor das Leis nº 3.234/1992 de 20 de agosto de 1992 e a Lei Estadual Nº 8.078/04 de 7 de janeiro de 2004, que criam a Obrigatoriedade de Palestras Preventivas de Combate às Drogas, nas atividades da rede de ensino municipal e estadual. 
O projeto será realizado pela FUMAC em parceria com Prefeitura de São Luís através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e com apoio da REMADD – Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas, além de outras entidades que apoiam e que estiveram no evento: UNIPAS – CAPELANIA; AME - Associação dos Ministros do Evangelho; Cruz Vermelha Brasileira no Maranhão; DJOMA - Desafio Jovem do Maranhão; Guardas Municipais; COMPOD - Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de São Luís e Renova Brasil.
 
 
O vereador Cézar Bombeiro (PSD), acompanhado de lideranças dos bairros da Liberdade e Promorar, se reuniu com diretor comercial da Caema, Carlos Alberto Martins. O encontro foi tratar de problemas relacionados as duas comunidades, sobre esgotos correndo a céu a aberto e as abusivas contas de cobranças de água, onde o abastecimento é inexpressivo.
Cézar Bombeiro explicou que os problemas relatados pelos líderes comunitários são sérios e tendem a ser cada vez mais agravados com as constantes chuvas que chegam a invadir várias residências levando esgotos para dentro das residências.
O diretor da Caema prometeu para esta sexta-feira dar uma sinalização quanto a resolução dos problemas, durante um novo encontro com o vereador e os líderes comunitários. Diante dos problemas serem em duas comunidades, a tendência é que cada uma será atendida de cada vez, com a preferência para os casos mais graves
 
Penha propõe que ações do Conselho Tutelar
sejam divulgadas em escolas de São Luís
O vereador Raimundo Penha (PDT) apresentou na Câmara Municipal de São Luís, este mês, período no qual a sociedade se une, de forma mais enérgica, para discutir e elaborar diretrizes relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, projeto de lei que determina a obrigatoriedade para que ações e contatos telefônicos do Conselho Tutelar sejam divulgadas no ambiente das escolas das redes pública e privada de ensino da capital maranhense.
De acordo com a proposta, que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, os estabelecimentos públicos e privados de São Luís deverão afixar, em locais visíveis e de fácil acesso, cartazes com dados explicativos sobre o Conselho Tutelar e suas competências; além do número telefônico da sua respectiva circunscrição.
 
Na avaliação do vereador, tal medida irá contribuir para que o cidadão se sensibilize e denuncie, caso necessário, agressões às crianças e adolescentes, impedindo a disseminação da violência e maus tratos.
“O Estatuto da Criança e do Adolescente garante que nenhum integrante deste público será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. A proposta apresentada visa aproximar o cidadão do cumprimento da Lei, pois possibilita que o mesmo aja em favor dos mais fracos, corrigindo e até evitando os maus tratos das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o vereador.
 
Sá Marques participa de comemoração dos 30 anos da Academia Maranhense de Medicina e enaltece o trabalho dos médicos
O vereador Sá Marques (PRTB) participou, na manhã da terça-feira (15), da solenidade em homenagem aos 30 anos da Academia Maranhense de Medicina. O evento foi realizado na Câmara Municipal de São Luís, onde foi servido um café da manhã aos presentes. Participaram do evento ainda, os vereadores Gutemberg Araújo, que também é médico, e Osmar Filho (PDT), vice-presidente da Casa. 
Durante o evento, Sá Marques fez questão de parabenizar a palestra proferida pelo médico Márcio Leite, onde ressaltou o trabalho desempenhado pelos médicos e a importância da medicina para a garantia de uma saúde de qualidade para as pessoas.
“Os médicos trabalham com amor, com empenho, e isso devemos destacar, fazer jus a importância desses bravos profissionais, que tratam com carinho da saúde das pessoas. Quero aqui destacar também a importância de se trabalhar na saúde preventiva, que é o que garante uma maior eficácia na área da saúde. Pois, permite que as pessoas não tenham enfermidades mais graves, retira a superlotação de hospitais, e principalmente, salva vidas. Deixo aqui, todo o meu carinho, admiração e respeito a todos os profissionais da área da saúde, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem. Enfim, todas as pessoas que compõem os quadros de profissionais que atuam nesta área tão importante e fundamental para a vida das pessoas, que é a saúde”, destacou o parlamentar.
Além de familiares e amigos da classe homenageada, várias autoridades da área da saúde também estiveram presentes, a exemplo da doutora Francisca Macieira, conhecida como Kika, médica e esposa do vereador Dr. Gutemberg, e Nila Cardoso, professora da UFMA e representante do Conselho Municipal de Saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário