sábado, 23 de março de 2019

Flávio Dino apresentará ao mundo a política púbica eficaz do Maranhão



Em Brasília, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) destacou a importância do convite para mostrar o trabalho que vem sido desenvolvido pelo Governo maranhense

Pelo segundo ano consecutivo, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), será um dos palestrantes na “Brazil Conference at Harvard & MIT” que será realizada no mês de abril, nos Estados Unidos, para falar sobre o sistema carcerário brasileiro.

Em Brasília, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) destacou a importância do convite para mostrar o trabalho que vem sido desenvolvido pelo Governo Flávio Dino na melhoria do sistema prisional do Maranhão. “Mais uma vez atendendo o convite da prestigiosa Universidade de Harvard, Flávio Dino estará proferindo palestra. Desta vez, em um bloco de temas chamado ‘Soluções’, para apresentar ao mundo a política pública eficaz, eficiente e de resultados que têm sido adotada em um setor específico do Maranhão, que é no sistema prisional, carcerário”.

Desde 2015, quando Flávio Dino assumiu o governo, o antigo presídio de Pedrinhas, hoje Complexo Penitenciário São Luís, deixou de aparecer no noticiário pelo alarmante nível de abandono e pelas imagens macabras de decapitações e fugas quase que semanais. Agora, o governador aceita o convite da Universidade americana para destacar a melhoria dos indicadores em Pedrinhas, a exemplo do trabalho e estudo dos internos.

Em todo o estado, foram abertas 3.703 vagas no sistema penitenciário, mais que o dobro do previsto para os primeiros 4 anos. Além disso, três novos presídios foram concluídos, 29 foram reformados e ampliados, e três novos presídios estão em obras.

Para Márcio Jerry, os modelos de sucesso da administração de Flávio Dino respaldam o governador a ser convidado a dar palestra sobre qualquer tema que envolva a máquina pública. “É muito importante mais esse exemplo nosso governador expõe ao mundo. Ele poderia falar de outras tantas realizações, como, por exemplo, que na educação temos alcançados êxitos memoráveis, mais professores em sala de aula, reforma, construção e reconstrução de quase mil escolas no estado, programa de alfabetização de adultos com muito êxito, e até a criação de uma nova universidade pública, com vários cursos, inclusive com o curso de medicina, no sul do Maranhão, a UEMA Sul”, destacou.

“Ele poderia falar também das parcerias de resultado com os 217 municípios do Maranhão, que fazem com que haja, por exemplo, o programa Mais Asfalto, para assegurar pavimentação com o apoio do governo do estado nessas cidades. Ele poderia falar de todo o ativamento de cadeias econômicas, especialmente uma que é fundamental para o Maranhão, que é aquela vinculada a agricultura familiar. Também temos o setor do turismo, que é uma economia fundamental, associada à economia da cultura, com o incremento dos ‘Lençóis Maranhenses’ e da ‘Chapada das Mesas’ como uns dos principais destinos turísticos do Brasil”. 

Marcio Jerry fez questão de registrar no Plenário que o Maranhão pode servir de modelo para o Brasil sair da crise com investimentos em políticas públicas. “Assim, o estado que antes tinha sempre exemplos negativos, agora, pela boa governança, séria e planejada, competente e honesta, tem conseguido apresentar resultados ótimos. Então, concluo mostrando como esses novos exemplos são importantes para o Brasil, porque nosso país está imerso em uma crise econômica e política tão grave. A crise é desafiadora, e o Maranhão, sob a liderança do governador Flávio Dino, tem apontado o rumo, o caminho, e mostrado exemplo de que é possível com muita ousadia e competência gerencial superar os efeitos nefastos da crise, superando progressivamente décadas e décadas de desconstrução de políticas públicas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário