domingo, 7 de abril de 2019

Carreta da Mulher leva ações de saúde e cidadania para o Anjo da Guarda



Nem as chuvas que caíram na última semana impediram as moradoras do bairro Anjo da Guarda de buscarem atendimento na Carrera da Mulher. Durante três dias, a unidade móvel esteve no bairro, um dos mais populosos da Área Itaqui-Bacanga, realizando exames preventivos como mamografia e Papanicolau, dando oportunidade a mulheres como Maria José Gomes Viana, de 58 anos, moradora da Vila Bacanga, de cuidar da saúde perto de casa. "Para marcar e fazer uma mamografia pelo SUS demora muito e aqui na carreta é tudo muito rápido", comemora a dona de casa. No total, foram realizados 240 preventivos e 88 mamografias, exames que levam em média 30 dias para conseguir na rede pública.


Os serviços médicos são os mais procurados durante as ações. Somente a Cruz Vermelha, parceira da Carreta, realizou 533 testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, 237 afeições de pressão e 172 testes de glicemia. Camila Rocha, moradora da Ilha da Paz, na Área Itaqui-Bacanga, fez o teste rápido e aprovou a agilidade. "Às vezes a gente alega falta de tempo para não se cuidar e com a carreta perto de casa não tem essa desculpa", atestou a vendedora.

O governador em exercício, Carlos Brandão; o deputado federal, Márcio Jerry; o deputado estadual, Leonardo Sá; o secretário de Governo, Antônio Nunes; o secretário de políticas públicas, Marcos Pacheco; o presidente da Caema, Carlos Rogério; e o defensor público, Alberto Bastos, estiveram presentes ao evento, ainda em alusão ao Março Lilás com a campanha de conscientização e combate ao câncer de colo de útero. "O impacto causado dessas ações, tanto na capital quanto no interior do estado, tem sido muito favorável, porque prevenir ainda é o melhor remédio e com uma jornada cada vez maior, muitas mulheres acabam deixando de se cuidar", pontuou a secretária de estado da Mulher, Ana Mendonça sobre a facilidade proporcionada pela Carreta.
A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias de estado da Saúde e da Mulher, com as parcerias da Secretaria de Segurança Pública, Procon, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, Defensoria Pública, Caema e Cruz Vermelha. "Este projeto tem todo o carinho do governador Flávio Dino e já chegou a 186 municípios, atendendo cerca de 250 mil pessoas e vai continuar chegando onde os maranhenses estiverem", assegurou Carlos Brandão.

Cidadania

Os serviços relacionados à defesa dos direitos também são bastante procurados nas itinerâncias. O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon), realizou 415 consultas no local. A Defensoria Pública também marcou presença levando assessoria jurídica à população.

Outros serviços como emissão de documentos e orientação em assistência social também são ofertados gratuitamente na ação, que conta ainda com palestras educativas que alertam sobre situações de violência contra a mulher e cuidados com a saúde feminina, além da entrega de 1.500 kits de roupas à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário