Mais uma vez a ‘maranhensidade’ esteve em evidência na ‘Quarta Cultural’, promovida pelo Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), órgão vinculado a Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).
Realizada através de uma construção coletiva entre artistas, produtores locais e o poder público, a ‘Quarta Cultural’ oportuniza que artistas mostrem aquilo que fazem de melhor na área da arte: a exposição do talento que valoriza a regionalidade e a identidade maranhense. O projeto acontece todas as quartas-feiras na sede do Cresol, que fica localizada na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís.
O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowbert Alves, destacou o papel do Cresol para o desenvolvimento econômico e social do estado. “O Cresol é uma iniciativa valorosa que, além de gerar renda aos produtores da Economia Solidária, através da comercialização de ítens produzidos por empreendimentos, ainda fortalece o cooperativismo, associativismo e autogestão. Nossa meta é promover cada vez mais o fortalecimento destes grupos como uma potencialidade econômica e social de desenvolvimento e promoção de trabalho e renda no estado’’, ressaltou.
Música e cordel
Quem esteve em destaque na edição da ‘Quarta Cultural’ desta quarta-feira (22), foi a música e a poesia em forma de cordel. Moisés Nobre, Paulinho Nó Cego, Raimunda Frazão e Nafis Bezerra, brindaram os apreciadores da poesia tipicamente nordestina, com o seu ‘Sarau de Cordel’. Já a música, ficou por conta do cantor Gui Mota, no mais característico estilo voz e violão.
A poetiza Nafis Bezerra destaca a importância do espaço disponibilizado aos artistas locais pelo Cresol, através da Quarta Cultural. “O Cresol tem dado oportunidades aos novos poetas e cantores que não têm espaço em outros locais, mostrarem suas composições, seus talentos. A ‘Quarta Cultural’ é a propagação da cultura maranhense de uma forma interativa”, comenta.
Frequentadora assídua das edições da ‘Quarta Cultural’, Giovana Gomes, conta que o projeto é uma ótima oportunidade para relaxar no fim do dia. “Esta é uma boa forma de encerrar o dia após uma longa rotina de trabalho. Música para os ouvidos é sempre bom”, relata.
‘Quarta Cultural’
O projeto surgiu de uma demanda do Cresol em dar dinâmica para o espaço de formação, capacitação e comercialização de produtos de empreendimentos econômicos solidários. A atriz e produtora maranhense, Dayana Roberta, uma das coordenadoras da ‘Quarta Cultural’ ressalta que a iniciativa ajuda as pessoas a conhecerem as demais ações promovidas pelo Cresol.
“As atrações artísticas atraem o público que consome os produtos comercializados no Cresol. Dessa forma a Quarta Cultural fomenta o desenvolvimento da economia criativa e solidária entre artistas e pequenos produtores. Temos a lojinha com os produtos da Economia Solidária, temos a lanchonete. É um espaço super agradável e com muitas atrações”, destaca.
Segundo Nilce Cardoso, secretária adjunta de Economia Solidária, a ação tem o objetivo dar visibilidade à cultura e aos artistas anônimos, que tenham uma linha de atuação com base nos princípios da economia solidária, visando o conhecimento e desenvolvimento local.
CRESOL
O Centro Estadual de Referência em Economia Solidária do Maranhão (Cresol), localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico da capital, é um espaço integrado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), que visa a participação popular na implantação das políticas públicas de desenvolvimento de grupos produtivos econômicos solidários, através de uma gestão compartilhada entre o poder público e a sociedade civil organizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário