domingo, 19 de maio de 2019

Governo incentiva a produção da agricultura familiar na zona rural de São Luís



“Uma das nossas maiores necessidades é o conhecimento técnico, mas hoje o Governo abriu as portas para nós”, disse, empolgado, o agricultor Jean Mendes, que é produtor de hortaliças e criação de aves na comunidade Mãe Chica, localizada na Vila Maranhão, zona rural de São Luís. Ele é um dos beneficiados com a ação do Governo do Estado, realizada neste sábado (18) no bairro, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), a fim de melhorar a produtividade dos trabalhadores da agricultura familiar na região.

O secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, vem enfatizando essas ações do Governo para o desenvolvimento da região. “Esta é mais uma ação que o Governo do Maranhão implementa para promover o crescimento territorial das comunidades. Visamos valorizar ainda mais e fortalecer o potencial socioeconômico e cultural da localidade”, destacou.

Durante a ação, os produtores da região receberam instruções técnicas, sobre o processo de construção associativista, com base em valores da economia solidária, com o propósito de formar uma cooperativa de produtores agrícolas. A iniciativa, além de ampliar a geração de renda nos grupos produtivos, promove a sustentabilidade social por meio da sensibilização para a produção e consumo consciente dos recursos naturais.

“Atendendo um pedido dos produtores, estamos fazendo o passo a passo necessário para a construção da cooperativa que vai agregar valores aos produtos da região. A partir da ação de hoje, faremos o levantamento das especificidades e demandas reais de cada empreendimento, para construção de um plano de ação e aplicarmos as medidas do Governo do Estado para efetivarmos a solicitação da comunidade”, afirmou Nilce Cardoso, secretária adjunta de Economia Solidária.

Maria das Dores, 59 anos, moradora da comunidade que trabalha com a criação de frangos caipira, ressaltou a importância da ação da Secretaria do Trabalho para o desenvolvimento e geração de renda em seu empreendimento: “O apoio do Governo do Maranhão vai trazer a oportunidade que a gente precisa para crescer”, pontuou.


Produção agrícola

Localizada na Vila Maranhão, a comunidade Mãe Chica possui um grande potencial empreendedor no seguimento da agricultura familiar. Segundo dados da Associação de Moradores da localidade, mais de 90% da população que reside no bairro, trabalha com a produção agrícola, como por exemplo: criação de peixes, aves, porcos, legumes, frutas e hortaliças; com base na mão de obra dos grupos familiares da região. “É daqui que eu alimento toda a minha família há mais de 20 anos. A parte que sobra do nosso consumo, eu vendo para os vizinhos e os comerciantes locais”, disse Válber Oliveira, pequeno produtor que conta com o apoio do Governo do Maranhão para expandir sua produção de peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário