segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Governo do Maranhão inaugura obras de grande impacto social para população de Satubinha



O município de Satubinha foi contemplado com um pacote de obras estruturais do Governo do Maranhão para garantir cidadania e mais dignidade à população. Nesta sexta-feira (16), foram entregues equipamentos sociais que vão garantir a quem mais precisa o acesso à alimentação de qualidade, água potável e programas sociais. O vice-governador Carlos Brandão esteve na cidade para inaugurar a nova sede do Restaurante Popular, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o sistema de abastecimento de água.
Brandão destacou que o município já foi contemplado com outras obras estruturantes do Governo do Maranhão. “É um dia muito importante para todos nós que estamos na cidade e é uma rotina do Governo do Maranhão, de executar as obras e entregar à população; esse é o papel da gestão e estamos trabalhando para toda a população, principalmente a de baixa renda”, reiterou o vice-governador.

O Cras e o Restaurante Popular estão abrigados em um novo prédio que passou por reforma e recebeu a estrutura adequada para as atividades. Considerado porta de entrada para as ações de assistência social, o Cras conta com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Temos muita gratidão pelo governador Flávio Dino e é uma honra e grande satisfação. Não temos como expressar essa gratidão e estamos muito agradecidos a Deus e ao Governo do Estado. São obras importantes, que o município necessitava e que vão contribuir para uma vida melhor para nossa população”, enfatizou a prefeita da cidade, Dulce Maciel da Cunha.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, pontuou o compromisso do Governo do Estado com as pessoas que mais precisam. “Desde o início da gestão são priorizados os programas na área social e de cidadania, comprovando a atenção do nosso governador com os mais carentes e fortalecendo a parceria com as prefeituras”, declarou Márcio Honaiser.

O equipamento vai atender pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, quem está inserido no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas em situação de grave desproteção.


O Cras de Satubinha é a 139ª unidade entregue nesta gestão. A estrutura tem espaço para a realização de oficinas de Educação Alimentar e capacitações diversas; atendimentos com nutricionista, psicólogo, assistente social e educador físico. Além de serviços de saúde básica com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional e atividades físicas.


Com a proposta de oferecer alimentação balanceada, nutritiva e saudável à população em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, o Restaurante Popular vai servir 200 refeições, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, no valor de R$ 2. Atualmente, o Maranhão possui 26 restaurantes populares, duas cozinhas comunitárias e um Banco de Alimentos.

Socorro Ferreira, auxiliar de serviços gerais, aprovou o espaço e o atendimento do Restaurante Popular. “Estou achando maravilhoso. É uma melhoria que a gente não tinha e nossa cidade que é carente precisava demais. São coisas que toda população precisa e agora estamos conseguindo”, enfatizou.

Na área de saneamento básico, o Governo do Estado entregou dois poços do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, beneficiando cerca de 30 famílias nos povoados Timorante e Bacuri Ferrado. O sistema é composto de poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, ligações domiciliares, redes de distribuição principal e secundárias.


A cidade de Satubinha está inserida no Plano Mais IDH, iniciativa do Governo do Estado que desenvolve ações em áreas prioritárias como saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico e cidadania, nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano. A meta é retirar estas cidades da linha da extrema pobreza.

A entrega dos equipamentos sociais na cidade, nesta sexta-feira, também foi acompanhada pelos secretários adjuntos Bruno Lacerda (Sedihpop) e Lourvidia Caldas (Sedes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário