quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Acorda Trabalhador’ promove bate papo sobre inserção da mulher no mercado de trabalho, no Sine em São Luís



Mais de 300 pessoas passam diariamente pela agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine), do Centro de São Luís, em busca de emprego ou ainda da solicitação do seguro-desemprego. Em grande parte, esse número é formado por mulheres. Nesse contexto, a temática “inserção da mulher no mercado de trabalho”, foi o tema da atividade ‘Acorda Trabalhador’, desenvolvida pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

A atividade é realizada semanalmente às terças-feiras, na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de São Luís, e tem como principal objetivo, oferecer momentos que elevem a autoestima e ofereça informação aos trabalhadores, que estão em busca de algum serviço do Sine.

Para o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, a temática abordada no ‘Acorda Trabalhador’ é essencial para colocar em pauta, uma discussão extremamente necessária. “Levando em conta, que a mulher está cada vez mais galgando novos espaços no mercado de trabalho, dialogar com trabalhadoras e trabalhadores sobre essa temática, é reafirmar essa realidade e conscientizar todos e todas, sobre o papel de destaque que a mulher precisa assumir no ambiente trabalhista”, ressaltou.

A mediadora do bate papo, foi a assistente social da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de São Luís, Ana Cláudia Reis, que destacou a importância da Procuradoria da Mulher da Câmara, como meio de incentivar o empoderamento da mulher em todos os ambientes, principalmente, no mercado de trabalho.

“Buscamos que a mulher se auto legitime e tenha sua auto sustentação, enfim, a sua plena liberdade e participação ativa e protagonista no mercado de trabalho e nas relações trabalhistas”, comentou.

‘Ação Germinar’

O ‘Acorda Trabalhador’ integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional. O ‘Acorda Trabalhador’ integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente na área, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário