sábado, 21 de março de 2020

Combate ao coronavírus: China dá resposta positiva ao Nordeste


Documento do Consórcio Nordeste solicitou colaboração dos chineses “por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos”, além “de leitos de UTI e de respiradores”
Após o Consórcio Nordeste enviar uma carta assinada pelo governador Rui Costa (PT-BA) com um pedido de ajuda da China na última sexta-feira (20), o embaixador do país asiático no Brasil, Yang Wanming, deu uma resposta positiva, neste sábado (21), por meio do Twitter. “Sr. governador, já recebemos a sua mensagem. Vamos esforçar por isso”, escreveu Wanming.

O documento, assinado pelo governador baiano, presidente do Consórcio, solicita colaboração “por meio do envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos”. Conforme o ofício, há a necessidade, em especial, “de leitos de UTI e de respiradores, pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento no momento de pico da epidemia”.

O objetivo é “ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando”, diz Rui Costa. “Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une os nossos povos”, agrega o governador.

O pedido ocorre em meio à crise diplomática entre os dois países em virtude de postagens insultuosas do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que indicou a China como culpada pela pandemia do novo coronavírus. A ofensa do filho do presidente Jair Bolsonaro ao governo e ao povo chineses foi duramente criticada pelos governadantes do Nordeste.

“Uma pequena facção parece pensar que nosso problema agora é criar confusão com a China. Feito isso, esquecem de cumprir suas obrigações com o povo brasileiro”, protestou, nas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino. “É hora de trabalho, não de distrações ou delírios.”

Da Redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário