sábado, 28 de março de 2020

DESALENTO POLÍTICO FAZ SURGIR NOVA FORÇA POLÍTICA QUE PODE MUDAR CENÁRIO ELEITORAL EM MARACAÇUMÉ.



A cidade de Maracaçumé fica situada no Oeste Maranhense, microrregião do Gurupi, sendo cortada pela rodovia BR-316. O município foi emancipado em 10 de novembro de 1994, através da lei estadual n. 6.163 que criou diversos outros municípios, o desmembrando de Godofredo Viana.
Diante do presente ano de eleições municipais, começam a surgir no município possíveis nomes para a disputa, sendo que novamente a corrida eleitoral vinha se polarizando até então, entre os grupos político do “Tio Gal” e da família do atual Prefeito Chico Velho.
Esta semana, contudo, o editor deste blog esteve em serviço naquela cidade, quando conversou com populares e lideranças políticas especialmente com a juventude da cidade, dos quais obteve manifestações de repulsa a esse cenário.
Os nomes colocados à disposição da população não agradam e representam repetição de um histórico de administrações municipais sem sucesso.
Foi nesse cenário de desalento político-eleitoral da cidade, que um grupo de lideranças jovens começaram a debater a busca por um novo nome, que representasse uma esperança de efetivas mudanças para o futuro da cidade. Dessas rodas de conservas surgiu o nome do Delegado de Polícia Civil Thiago Sekeff como esperança de algo novo: é um jovem Delegado que está no município há pouco mais de um ano, onde vem desenvolvendo excelente trabalho no combate à criminalidade e que já fez a diferença na vida da população. Apesar de jovem, já tem bastante experiência profissional e pessoal. É Bacharel em Direito pela UFMA e pós-graduado em Direito Penal. Foi Delegado de Polícia Civil no Estado Amapá e atualmente é Delegado de Polícia Civil do Maranhão. Também já atuou anteriormente em diversos órgãos públicos e já exerceu a advocacia privada antes de entrar para o serviço público.
O editor do blog fez contato telefônico com o delegado para saber das suas pretensões. O Delegado confirmou o que ele chamou de “provocação” de alguns moradores e de jovens da Maracaçumé. “Confesso que foi uma surpresa, não esperava um convite desses, cheguei a pensar que fosse brincadeira, mas a coisa foi tomando corpo e fugindo do nosso controle. Para completar,
semana passava tive um encontro casual com um amigo deputado que não via há meses e na conserva que tivemos acabei comentando a respeito do convite sem maiores pretensões. Para minha surpresa o Deputado se interessou e já me indicou para filiação no partido dele. Outra liderança política da cidade também me convidou para filiação no seu partido. Tem momentos que a vida nos impõe desafios que parecem ser maiores que nós ou das nossas pretensões. Eu nunca tinha pensado em ser prefeito de cidade alguma, mas confesso que não descarto a possibilidade”.
Contudo confirmou que apesar das especulações, no momento o objetivo é elevar o nome da Polícia Civil na região e manter o trabalho em prol da segurança pública: “Sou delegado de polícia e essa é minha missão, não sou político profissional”.
Com a disposição do nome do Delegado Thiago a entrar na disputa, o nebuloso cenário eleitoral de Maracaçumé pode ganhar novos contornos nos próprios dias e representar uma reviravolta naquilo que já era fato consumado.
Avizinha-se a hora das eleições municipais e os nomes estão à disposição da população para avaliação pelo maior poder da democracia: O VOTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário