segunda-feira, 23 de agosto de 2021

APAE DE SÃO LUÍS & SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA


gestora Christiane Diniz, o Pres. da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim e a Ass. Jurídica Conceição Melo Rolim, que convidam a todos a conferir a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, até 28.08 nas redes sociais da entidade.
Oportunidade para saber mais sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla
No período de 21 a 28 de agosto de 2021 acontece na sede da APAE de São Luís a Semana Nacional da Pessoal Com Deficiência Intelectual e Múltipla. A abertura oficial da programação acontece nesse sábado (21.08) às 8H com a exibição nas redes sociais com mensagem do Presidente da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim.
A campanha, que é anual, tem em 2021 o seguinte tema: “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação”. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de disseminar mais conhecimento sobre as condições sociais dessa população; como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar da sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A Semana Nacional da Pessoal Com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28.08) traz um convite para a sociedade: Mais respeito e inclusão com dignidade para todas as pessoas com deficiência no país.

O tema “É Tempo de Transformar Conhecimento em Ação” aponta para o fato de que hoje o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo, no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos. Este ano, a proposta é debater a importância da apropriação desses direitos e como a sociedade pode garantir que eles sejam respeitados.
Vale lembrar que, ainda hoje, as desigualdades das condições de vida são evidentes, bem como a marginalização social de determinados grupos que, pela situação de vulnerabilidade, precisam de apoio para superar barreiras que impedem o pleno exercício da cidadania.
SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2021
Para mudar esse cenário, a APAE de São Luís convida a sociedade em geral para conhecer mais sobre os direitos das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla. Somente juntos e com o apoio de todos essa realidade poderá ser transformada. E para ampliar essa conscientização coletiva, essa programação foi criada para compartilhar conteúdos acessíveis sobre questões como transporte, moradia, acesso à educação, saúde e assistência social, entre outros temas.

Durante toda a Semana, será possível acompanhar através dos canais oficiais da Apae de São Luís (YOUTUBE: Apae São Luís / INSTAGRAM:@Apaedesaoluis) as ações desenvolvidas para as famílias de pessoas com deficiência e também para o público em geral. A programação conta com lives, palestras e oficinais. Um dos destaques é a Live no dia 24.08 (terça- feira) às 11H sobre “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho” com a participação da Ass. Jurídica da APAE de São Luís Dra. Conceição Lima Melo Rolim. No dia 26.08 (quarta) o tema da Live que acontece às 14H será “Reabilitação como Transformação Social” com a equipe multiprofissional CER III.

21.08 / 8H - VÍDEO DE LANÇAMENTO DA SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA & MENSAGEM DO PRESIDENTE DA APAE DE SÃO LUÍS SEBASTIÃO VANDERLAAN ROLIM (Redes Sociais)
22.08 / 8H - VÍDEO “TRANSFORMAÇÃO DE VIDA I” COM A MÃE DA ALUNA DA APAE DE SÃO LUÍS JAQUELINE SOUSA (Redes Sociais) E 17H - VÍDEO “TRANSFORMAÇÃO DE VIDA II” COM A PROFA. DA ESCOLA ENEY SANTANA RAIANE TASSIA (Redes Sociais)
23.08 / 8H EVENTO PRESENCIAL NA SEDE COM ABERTURA DA GESTORA DA APAE DE SÃO LUÍS CHRISTIANE DINIZ SEGUIDO DE OICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETES, MINISTRADO PELA PROF. DE ARTES MEYRELENE RODRIGUES. 14H PALESTRA: DIREITO AO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (PBC) COM MARIA VITÓRIA E NADJA RIBEIRO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO INSS. 14H30 PALESTRA: DIREITOS E GARANTIAS DA PESSOA COM DEFICIÊNICA COM A PROF.ª DRA. BRUNA FEITOSA (CURSO DE DIREITO DA FACULDADE CEST) NO AUDITÓRIO APAE.
24.08 / 11H LIVE “INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO” COM SIAP, EQUIPE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA APAE E DRA. MARIA DA CONCEIÇÃO MELO ROLIM, ASSESSORA JURÍDICA VOLUNTÁRIA (REDES SOCIAIS)
25.08 / 14H OFICINA DE PRODUÇÃO DE SABONETES MINISTRADO PELA PROF. DE ARTES MEYRELENE RODRIGUES.ÀS 16H MINICURSO DE LIBRAS Com A PROFA. DE LIBRAS LUANNE COSTA NO AUDITÓRIO APAE.
26.08 / 14H LIVE: “REABILITAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL” COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL CER III. (REDES SOCIAIS)
27.08 / 08H30 AÇÃO “CUIDAR” COM A PROFª LENIR ROCHA COORDENADORA DO CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA DA FACULDADE CEST E ALUNOS NO AUDITÓRIO APAE.
28.08 / 09h RELEMBRANDO A SEMANA E ÀS 17H MOMENTO CULTURAL E ENCERRAMENTO DA SEMANA (REDES SOCAIS).
Onde: Sede da Apae de São Luís no Outeiro da Cruz & Redes Sociais (YOUTUBE: Apae São Luís / INSTAGRAM:@Apaedesaoluis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário