sábado, 28 de maio de 2022

Seejuv inicia as entregas do Cartão Transporte Universitário


O primeiro dia das entregas do Cartão Transporte Universitário teve início na terça-feira (24) e vai beneficiar 1.071 estudantes universitários de rede pública e privada, além dos estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), com o auxílio de uma parcela única, no valor de R$ 800,00.

A distribuição dos cartões já aconteceu nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Colinas, São Mateus, Rosário, Cururupu, Balsas, Brejo, Pedreiras, Caxias e Pinheiro e continuarão a ser entregues. Nesta quarta-feira (25) será nos municípios de Imperatriz, Codó, Chapadinha, Bacabal, Coroatá, Açailândia e em Santa Inês.

O Cartão Transporte Universitário é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv). É uma das ações da Secretaria que vem contribuindo para criação, fortalecimento, integração de mecanismos que estão garantido respostas aos anseios da juventude, através de programas e projetos.

Os estudantes usuários destacam os benefícios da iniciativa. “O Programa Cartão Transporte Universitário vem como uma política afirmativa em relação aos gastos que nós, enquanto alunos de universidades, tanto particulares, como pública, temos como custeio’’, afirma Adriano Silva, estudante de Geografia, da Universidade Estadual do Maranhão (UFMA).

“É a primeira vez que eu fui contemplado; estou muito feliz, pois, para a gente, que não tem emprego ou uma condição melhor, o cartão ajuda muito a dar continuidade no curso’’, conta Ednardo Costa, estudante de Letras, na UFMA.

A gestora de Juventude do município de Alto Alegre do Maranhão, Diulia Evanny, afirmou que, no município, tem vários estudantes que precisam estudar em outras cidades. “E esse benefício, do cartão transporte, vem para ajudá-los em sua carreira acadêmica e garantir que não desistam do seu curso’’, afirmou.

O gestor de Juventude de São Mateus, Francisco Barata, relata que, no município, há casos de jovens que trancaram a faculdade, pois não tinham condições de se deslocarem até Bacabal. “O cartão não vai só ajudar os estudantes a realizarem um sonho, mas um projeto de vida’’.

"O Cartão Transporte Universitário é um programa do Governo do Estado que garante aos jovens maranhenses o acesso à universidade, o que fortalece o impacto que a educação tem sobre suas vidas, e o governador Governo do Carlos Brandão tem incentivado ainda mais esse programa”, relatou a secretária de Estado da Juventude Tatiana Pereira.

Tatiana Pereira anunciou que será lançado um novo edital, com mais de 2000 vagas, possibilitando que outros jovens universitários maranhenses possam ter acesso ao transporte.

“A ação está garantindo, de fato, com que a política pública chegue até essa juventude e essas agendas que a gente está desenvolvendo são fundamentais para a gente chegar até a juventude, conhecê-los e apontar o caminho, inclusive fortalecer o papel do Governo do Estado no conjunto de ações para os jovens do Maranhão", ressaltou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário