segunda-feira, 27 de março de 2023

Chaguinhas destaca o trabalho da comissão de saúde



Ele também informou que vai realizar uma visita ao secretário Joel NunesO presidente interino da Câmara também disse que vai debater com o secretário de saúde sobre o Hospital da Criança e o surto de meningite que está ocorrendo em São Luís. Leonardo Mendonça

Em pronunciamento na sessão ordinária desta segunda-feira, 27, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos), destacou o trabalho das comissões da Casa Legislativa, com destaque para a comissão de saúde.

O vereador informou que a comissão vai realizar uma visita ao secretário municipal de saúde, Joel Nunes, para debater sobre alguns temas relevantes para a melhoria do atendimento em saúde pública do município.

Chaguinhas ressaltou que um dos assuntos a ser abordado é a situação das ambulâncias que realizam os atendimentos de urgência e emergência. “Há uma reclamação muito grande da quase falência circulatória das ambulâncias junto às unidades de saúde, principalmente quando a população mais precisa. Nós vamos fazer essa visita in loco para ver o que está acontecendo e a comissão de saúde, através de seu presidente, vai formular algum planejamento”, disse.

Na tribuna da câmara, o parlamentar sugeriu a descentralização da plataforma das ambulâncias do município. “Nós somos uma cidade de 1 milhão de habitantes e essas ambulâncias não podem ficar só em um local. Elas precisam ficar em quatro ou cinco locais diferentes, para atender principalmente as necessidades de urgência e emergência. Se uma pessoa passa mal na Estiva e as ambulâncias estão em sua plataforma aqui no João Paulo a situação se torna muito difícil”, frisou.

Outro tema abordado foi em relação à dieta enteral, de acordo com o vereador, a prefeitura parou de fornecer a alimentação para algumas pessoas. Ele informou que muitas famílias que têm algum parente que precisa desse tipo de alimentação não têm condições financeiras para adquirir o produto. “Se a pessoa não tem dinheiro para comprar vai ficar em muita dificuldade, em vulnerabilidade”, disse.

Francisco Chaguinhas também disse que vai debater com o secretário de saúde sobre o Hospital da Criança e o surto de meningite que está ocorrendo em São Luís.

Ainda em pronunciamento, o presidente da câmara informou que vai realizar reuniões temáticas com os vereadores, em cada encontro serão convidados seis vereadores diferentes. De acordo com Chaguinhas, a primeira reunião já aconteceu e está previsto mais dois encontros esta semana. “Essas reuniões vão aproximar cada vez mais os vereadores. Lá aparecem temas importantíssimos para esta Casa”, finalizou.

Dieta

A Dieta Enteral é indicada quando a alimentação convencional pela boca não é adequada ou suficiente para atingir as metas nutricionais do paciente. Ela é administrada ao paciente na forma líquida por meio de uma sonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário