quinta-feira, 2 de março de 2023

HU-UFMA ENTREGA À SOCIEDADE MARANHENSE 156 NOVOS ESPECIALISTAS


































Entre os concludentes, estavam as primeiras residentes em Geriatria do MA

A cada ano, a engrenagem que move o ensino no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh) encerra e inicia novos ciclos. Dessa vez, quem encerrou mais uma etapa da vida profissional foram os 156 residentes das Residências Médicas e em Área Profissional da Saúde. Após longos anos de dedicação e superação, chegou o tão esperado dia da solenidade de conclusão. Ela foi realizada na noite desta segunda-feira, 27, no auditório do Palácio Cristo Rei e teve um marco histórico. Entre os concludentes, estavam as residentes da primeira turma de Residência em Geriatria.

São elas: Giulia Oliveira e Amanda Passos. Com muita alegria e representando todos da Residência Médica, subiram no palco e destacaram no discurso único o quão importante foi participar dessa jornada “Trilhamos um longo caminho de altos e baixos, mas acima de tudo de muitas conquistas. A palavra de hoje é gratidão. Gratidão à Deus, à família, amigos e professores. Agradecemos a Universidade Federal do Maranhão, ao HU-UFMA e ao Programa de Residência pela oportunidade de aprendizado e pelas experiências proporcionadas. Nós sentimos orgulho de fazer parte da primeira turma de geriatras formadas nesse serviço no Maranhão”.

O HU-UFMA, que tem como propósito “Ensinar para transformar o cuidar” se configura como a maior estrutura formadora de recursos humanos para a rede de saúde do Maranhão, tendo as Residências como eixos que sustentam o desenvolvimento da qualidade assistencial.

Representando os concludentes da Residência em Área Profissional de Saúde, Magda Mara Azevedo, destacou o papel que cada um terá daqui para a frente e enfatizou a gratidão por cada momento “Tivemos uma caminhada cheia de significados para cada um de nós. Com certeza estamos saindo profissionais muito capacitados. Nessa caminhada nos apoiamos, choramos, sorrimos, chegávamos desesperados na coordenação, mas sempre recebemos todo o apoio. Somos muito gratos pela oportunidade. Agora somos agentes transformadores, vamos multiplicar nossos conhecimentos em prol de uma assistência de qualidade e humanizada.”

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, relembrou a fase delicada em que muitos desses residentes ingressaram no hospital: "Parte de vocês chegaram quando o hospital passava por um grande aprendizado. O mundo todo se chocava com uma pandemia, do qual nada sabíamos. E tivemos que aprender, mas não aprendemos sós. Vocês fazem parte disso. Nos felicita muito e nos alegra, vê-los aqui presente ao lado de suas famílias celebrando essa conquista”.

E reforçou também a gratidão por todas as contribuições de cada um para a instituição: "O que o HU-UFMA quer entregar à sociedade, não são só técnicos, mas dispor à sociedade pessoas que vão reconhecer no outro não só suas necessidades físicas, mas também suas necessidades como seres humanos. E vocês que hoje concluem dois anos de residência e alguns de vocês mais que isso, gostaríamos de agradecer. Vocês nos renovaram, trouxeram para nós motivação em dias de grandes dificuldades. Não foi só vocês que aprenderam, nós também. Gratidão a todos vocês e também a todos aqueles que ao longo desse período estiveram com cada um à beira de leito, ao lado da mesa cirúrgica, dos consultórios, de tudo que perpassa o dia a dia deste hospital” acrescenta a superintendente

A gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal, pontuou que os residentes estão saindo capacitados e qualificados para exercer suas profissões lá fora. “Essa é a missão que temos como universidade, como hospital, como Ebserh. Capacitar o nosso profissional para que ele desenvolva suas atividades assistenciais com qualidade. Quando nos formamos estamos ainda cheios de incertezas, de dúvidas, ainda não vivenciamos muitas coisas que é típico das nossas profissões. E isso vocês vieram buscar por meio da residência. Temos muito orgulho em fazer parte”.

Na ocasião, houve entrega de certificados simbólicos para os representantes de cada programa, uma transmissão de vídeo em homenagem aos residentes e apresentação de voz e violão conduzida por Luís Carlos Santos.

Participaram da mesa solene, a superintendente, Joyce Santos Lages, a gerente de Ensino e Pesquisa, Rita da Graça Carvalhal, a chefe do Setor de Ensino, Marynéa Vale, o coordenador da Residência Médica, José Pereira Guará e a coordenadora da Residência em Área Profissional de Saúde, Maria do Socorro Alves Carvalho da Silva. Essa foi a primeira solenidade presencial após três anos de formaturas no formato online, por conta da pandemia da covid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário