segunda-feira, 3 de abril de 2023

Estudantes com transtorno do espectro autista visitam Parque Ambiental da Alumar


“Mais do que um passeio, foi uma oportunidade de promover interações, trocas de experiências eestímulo sensorial em meio a um cenário exuberante e de educação ambiental”. Assim, definiu a professora de Recursos, Helena Duarte,coordenadora de um grupo de 40 estudantes, dos quais a metade é autista, do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, ao mencionar o resultado da visita ao Parque Ambiental da Alumar. A ação aconteceu nessa quarta-feira, dia 28de março, e faz parte da programação da escola ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data comemorada em 02 de abril.

Acompanhados pelas monitoras do ParqueAmbiental, os estudantes e professores participaramde atividades recreativas, oficinas ambientais e da trilha ecológica do marfim, especialmente a alça do Pequi. Ao final, a garotada também se divertiu com lanches oferecido pelo Parque.

“Estamos duplamente felizes em receber os estudantes do Cônego Ribamar Carvalho: primeiro, porque estamos incluídos na programação escolar do Dia de Conscientização do Autismo; segundo, porconstatar que o Parque Ambiental Alumar cumpre com o seu propósito de equidade social, sobretudo,por ser um espaço de conservação ambiental criadopela Alumar, de forma voluntária, para a comunidade de São Luís”, disse a Gerente de Relações Institucionais e Segurança Empresarial, Dulcimar Soares.

A estudante Manuele Cristine, 16 anos, ressaltou a importância da visita. “Aqui, a gente observa o que aprendeu na escola sobre a flora e fauna”, disse ela, acrescentando a participação dos estudantes autistas, “além de ter sido divertido, acho que esse contato com a natureza vai ajudá-los de alguma forma no convívio social”, afirmou.

Celebrada em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para informar sobre o autismo e reduzir a discriminação e o preconceito em relação às pessoas afetadas pelo transtorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário