quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Alema sedia lançamento do Instituto Jornalista Luiz Pedro voltado a estudos e difusão de políticas públicas


Ato de lançamento do Instituto Jornalista Luiz Pedro, ocorrido no auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Alema

OsA entidade congrega pessoas de diferentes áreas de atuação, como pesquisadores, educadores populares, estudantes, jornalistas que desenvolvem atividades socioculturais e ambientais

deputados Leandro Bello (Podemos) e Dra. Viviane (PDT) prestigiaram, na tarde desta quarta-feira (23), no auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia, o lançamento do Instituto Jornalista Luiz Pedro. Participaram do evento diversas autoridades, dentre elas o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gérson Pinheiro; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Washington Oliveira; os ex-deputados federais Julião Amin e Haroldo Saboia; a ex-deputada Helena Heluy; o ex-vice-prefeito de São Luís, Abdalla Aziz Santos; o presidente do Partido dos Trabalhadores no Maranhão, Francimar Melo; e a viúva do jornalista, Joelma Maria Bezerra e Silva.

A entidade congrega pessoas de diferentes áreas de atuação, como pesquisadores, educadores populares, estudantes, jornalistas que desenvolvem atividades voltadas ao desenvolvimento sociocultural e ambiental.

Na ocasião, o deputado Leandro Bello disse que é uma homenagem mais do que justa ao jornalista e militante político Luiz Pedro. “Ele é merecedor desse reconhecimento. Sempre ao lado do Dr. Jackson Lago, muito fez pelo Maranhão. Fazemos aqui, hoje, uma pequena homenagem em agradecimento à contribuição que ele deu ao nosso Estado”, frisou.

A deputada Dra. Vivianne também lembrou dos feitos do ex-deputado. “Muito importante esse reconhecimento à luta do jornalista Luiz Pedro. Esse instituto vai manter vivo seu legado e, com certeza, contribuir para o avanço das lutas sociais no Maranhão. Estão de parabéns seus idealizadores”, destacou a parlamentar.
Deputados Leandro Bello e Dra. Vivianne e outras autoridades participaram do lançamento do Instituto

Segundo o presidente do Instituto Jornalista Luiz Pedro, José Costa Ferreira, a iniciativa nasce com o compromisso de apoiar e difundir a implementação de políticas públicas, com o diferencial de contribuir para a participação da população no acesso e no reconhecimento de direitos sociais.

“A ação desse instituto será marcada pela promoção do voluntariado, pela luta por garantia de segurança alimentar e nutricional e pela defesa e conservação do meio ambiente”, ressaltou José Costa.
Primeira diretoria do Instituto Jornalista Luiz Pedro

Missão

O Instituto Luiz Pedro tem como missão contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural do Brasil, priorizando a intervenção na realidade do Estado do Maranhão, por meio da promoção de atividades voltadas à produção e à socialização de conhecimentos destinados à garantia dos direitos humanos, do acesso às políticas públicas, na perspectiva de reduzir as desigualdades sociais.

Diretoria

A primeira diretoria da entidade está constituída da seguinte forma: José Ferreira Costa (Presidente), Berenice Gomes da Silva (vice-presidente), Cássio Oliveira Bezerra Neto (secretário), Wellington Salmito de Araújo (primeiro-tesoureiro). Conselho Fiscal: Kenya dos Santos Silva, Magda Aparecida Gonçalves e João Torres de Melo Saboia Neto.

Jornalista Luiz Pedro

O jornalista cearense Luiz Pedro chegou ao Maranhão em 1970. Foi deputado estadual em dois mandatos, sendo um pelo MDB (1982) e outro pelo PDT (2003). Foi editor, colunista e esteve envolvido na luta popular, participando ativamente na vida pública. Ocupou cargos públicos na Prefeitura de São Luís e no Governo do Estado, assumindo também a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Luiz Pedro participou de programas de debate e foi colunista no Jornal Brasil Popular. Muito ativo nas lutas sociais, ele fundou e coordenou o cursinho popular intitulado “De Boas - Arte, Cultura e Educação Popular”. Ele Faleceu em 2021, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário