Não poderia ter sido mais oportuno o tema do novo livro do fotógrafo Meireles Jr.; que nos 411 anos de São Luís lançou seu décimo livro “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão”.
O livro explora o tema a arquitetura pombalina. Com um total de 135 páginas e 76 fotos, a obra foi viabilizada graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Um verdadeiro passeio pelo melhor da arquitetura pombalina, que para quem não sabe, é o estilo arquitetônico que surgiu em Portugal após o terremoto de 1755 que devastou Lisboa. Foi quando o Marques de Pombal (daí o nome) à frente do governo da época, empreendeu esforços para a reconstrução da cidade e implementação de uma série de reformas urbanas que mudaram a cara da capital portuguesa.
A concorrida noite de autógrafos aconteceu na Fast Frame, com coquetel assinado por Célia Rossetti e pocket show de artistas com Mano Borges, Ariano Corrêa e Alberto Trabulsi. No local ainda está em cartaz as fotos do livro em forma de quadros. Um acervo de joias da arquitetura de sete cidade portuguesas e de São Luís, retratadas com a sensibilidade e estética apurada do fotógrafo.
O Prefeito de São Luís Eduardo Braide, que prestigiou o evento, classifica o livro como uma declaração do amor de Meireles Jr. a São Luís. Uma obra bilíngue (inglês e português) que está à venda na livraria AMEI e que é sem dúvida um belo presente para todos quem amam São Luis e Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário