terça-feira, 5 de março de 2024

FIES E ENEM ABREM AS PORTAS PARA UMA EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA EM FACULDADES E UNIVERSIDADES DE PRESTÍGIO



Ana Beatriz Cantanhede, acadêmica do oitavo período do Curso de Odontologia da UNDB.
Em um cenário educacional cada vez mais competitivo e dinâmico, a busca por qualidade no ensino superior se torna uma prioridade para estudantes em todo o Brasil. Neste contexto, programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o uso estratégico da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgem como alternativas viáveis e promissoras para abrir as portas das faculdades de excelência e democratizar a educação superior.

O FIES, programa do Governo Federal, tem se consolidado como um mecanismo fundamental para estudantes que sonham com um diploma de nível superior, mas enfrentam dificuldades financeiras. Ao oferecer financiamento a juros baixos, o FIES possibilita que milhares de jovens ingressem em instituições de ensino superior privadas, que muitas vezes lideram rankings de qualidade educacional.
) A aluna exercita a parte prática da Odontologia desde os primeiros períodos, um dos diferenciais que a fez optar pelo curso da UNDB, que além de equipamentos de última geração, inseriu em sua grade curricular disciplinas optativas de vanguarda na área.

Entre os benefícios do FIES, além de democratizar o acesso de alunos à educação superior de qualidade; ainda há a questão da flexibilidade financeira. O programa oferece condições de pagamento que se ajustam às realidades econômicas dos estudantes, tornando a educação superior mais acessível. E mais,
trata-se de um verdadeiro investimento no futuro, uma vez que a formação em uma instituição de renome abre um leque de oportunidades profissionais, elevando o potencial de empregabilidade e crescimento na carreira.

Já o ENEM é muito mais do que um exame; é um verdadeiro passaporte para o ensino superior. Universidades em todo o país utilizam a nota do ENEM como critério de seleção, seja em programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), seja em processos seletivos próprios. Com uma boa nota no ENEM, estudantes podem se candidatar a diversas universidades, aumentando suas chances de serem admitidos em uma instituição de prestígio. O exame também é um elemento chave em políticas de inclusão, permitindo que alunos de escolas públicas ou de baixa renda disputem vagas em universidades de elite. E para conseguir uma boa nota no ENEM é fundamental foco e dedicação no estudo, além de estratégia: Entender a estrutura da prova e dedicar-se a uma preparação consistente são essenciais para alcançar uma pontuação elevada. Quem já passou por essa experiência garante que compensa todo o sacrífico.

A aluna do curso de Odontologia do Centro Universitário UNDB Ana Beatriz Cantanhede tem 22 anos e está atualmente entrando no oitavo período. Ela sempre sonhou em cursar Odonto e entrou na UNDB no segundo semestre de 2020 usando a sua nota no ENEM. E ainda aproveitou a oportunidade de conseguir uma bolsa com desconto na mensalidade, além do financiamento via FIES:

“A UNDB estava no top das minhas opções. Eu fiz 738 pontos no Enem e consegui entrar na UNDB sem precisar fazer vestibular, e ainda consegui desconto. Fiquei muito feliz e foi compensador após uma rotina puxada de estudos. Eu estudava em casa pela manhã e a tarde na escola, só fiz um curso extra de redação. Já estou quase conseguindo realizar meu sonho completo, que é o de ser uma profissional respeitada e renomada, me destacar no mercado, passar em bons concursos e ter um bom salário. E mais que um sonho, sinto que a UNDB de fato está me preparando muito bem para alcançar esses objetivos” declara a acadêmica.

Ela ressalta a importância de ter escolhido uma instituição de alta qualidade; e mesmo fazendo uso do financiamento do FIES, Ana Beatriz está super convicta de que valeu a pena:

“O FIES é muito importante pois a Odontologia é um curso de custos altos, além da mensalidade tem ainda despesas com materiais semestralmente e realmente, o financiamento é de grande ajuda para muitos alunos, como foi para mim” completou Ana Beatriz.

A aluna está muito satisfeita por ter escolhido a UNDB, instituição na qual ela encontrou muitos diferenciais que compensam todo o investimento e a preparam com teoria e prática consistentes para atuar no mercado de trabalho em breve, com muita segurança e competência:

“Senti os diferenciais do curso de Odontologia da UNDB desde o primeiro semestre. Em muitas instituições a grade do curso no início é bem básica, somente com disciplinas como Anatomia, Fisiologia e Histologia. Mas na UNDB a gente já é inserido também na parte clínica, com a oferta de disciplinas como Biossegurança e Saúde Coletiva” enfatiza Ana Beatriz.

Ela conta que começou a clinicar já no quarto período do curso e essa prática faz toda a diferença em sua formação profissional:

“A prática é muito importante. Eu faço estágios em UBS´s e sou da Liga Acadêmica de Odonto Pediatria LACOPE; isso já expandiu totalmente o meu leque de visão e de conhecimentos. Antes eu tinha uma visão muito limitada; hoje eu sei que a Odontologia é muito mais que cuidar de dentes” explica ela.

A aluna fez questão de frisar outro diferencial que ela considera fundamental em sua formação que é oferta de disciplinas optativas, com áreas complementares muito importantes para sua melhor atuação futura:

“Acho um grande diferencial da UNDB nos ofertar essas disciplinas optativas que são todas muito relevantes e atuais para atuarmos no mercado de trabalho. A gente tem Marketing Aplicado à Odonto, algo que todos os profissionais precisam saber; Gestão, que é muito válido para saber gerir com seu próprio consultório; Libras, que é uma matéria fundamental para sabermos nos comunicar com todos os pacientes de forma inclusiva. Outra matéria optativa importante é a Fotografia na Odontologia, que vai nos ajudar a promover o nosso trabalho com registros científicos para serem publicados em revistas e publicações, ou para usarmos esse material na ilustração de redes sociais e aulas para quem optar pela docência na área. E temos ainda disciplinas como Laserterapia, que é uma especialidade nova na odontologia reconhecida pelo CFO e CRO; DTM e Harmonização Orofacial (Hof), que são matérias novas e que só na UNDB já estão sendo lecionadas. Com tudo isso, me sinto realmente bem preparada para atuar na Odontologia, de forma eficiente e realizando todos os meus sonhos de estudar para me destacar na minha futura profissão” finalizou Ana Beatriz Cantanhede.

Vale lembrar que a UNDB é o oitavo melhor Centro Universitário do Brasil segundo o ranking IGC/MEC. E oferece descontos de até 50% em todos os cursos da instituição (exceto para Medicina) ao longo de toda a graduação, para quem optar por entrar usando a nota do ENEM. Os interessados podem checar os descontos oferecidos em: undb.edu.br/enem.

E tem ainda uma novidade importante: Os cursos da área da saúde de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição agora também estão com turmas no turno Noturno, para aqueles que precisam conciliar o trabalho diurno com os estudos. Qualidade acadêmica com flexibilidade e economia é na UNDB.

SERVIÇO / PASSO A PASSO ENTRAR NA UNDB COM A NOTA DO ENEM:

Entre no site www.undb.edu.br/enem
Faça seu cadastro
Adicione sua nota do ENEM para calcular o desconto (exceto para Medicina)
Entre em contato pelo Whatsapp para agendar sua matrícula

Nenhum comentário:

Postar um comentário