quinta-feira, 4 de abril de 2024

O TREM FANTASMA DO PREFEITO JOÃO ÍGOR*


Em janeiro deste ano, o programa Fantástico, da Rede Globo, denunciou para o Brasil as traquinagens do prefeito de São Bernardo. *João Ígor ficou famoso, mas não pelas qualidades que ele não tem e sim por surrupiar recursos da educação.*

Esta semana, o Ministério Público Federal instaurou inquérito para apurar a supernotificação de dados no Censo Escolar do município de São Bernardo do Maranhão, em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O que isto quer dizer?

De 2017 a 2024, a prefeitura informou ao Censo Escolar - instrumento de coleta de informações da educação básica feita pelo governo federal - o número de alunos matriculados no EJA.

A partir desse número, é enviado o recurso do FUNDEB para o município. O valor é estimado por aluno matriculado. Quanto mais aluno, mais dinheiro.

Você sabe o que foi feito pela gestão do atual prefeito?

Desde de 2017 que é informado um número estratosférico de alunos, elevando também o recurso recebido.

Foram e são incluídas pessoas já falecidas, pessoas que não residem no município, escolas de outros municípios e pessoas que residem em São Bernardo e sequer sabiam que seus nomes constavam como alunos do EJA.

*Em seis anos, a prefeitura recebeu irregularmente, conforme a Controladoria Geral da União, mais de 142 milhões de reais. Sim, vou repetir em números exatos: R$ 142.778.850,97, de janeiro de 2018 a fevereiro de 2024.*

Segundo o TCE-MA, São Bernardo tem 671 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas no TREM FANTASMA DO JOÃO IGOR são 6.048.

É muita alma no trem e mais grana ainda no bolso do prefeito.

Nós, bernardenses, gente de bem, honesta e trabalhadora, ficamos a nos perguntar: CADÊ O DINHEIRO DO FUNDEB?

Onde foram parar mais de 142 milhões de reais?

Nossos professores continuam ganhando mal. Nossos servidores municipais também. São Bernardo continua precisando de mais serviços públicos. Onde foi parar todo esse dinheiro conseguido com fraude e mentira?

Ficam essas perguntas para você refletir e dar a resposta nas eleições deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário