terça-feira, 16 de abril de 2024

SINDOMAR lança jornada de IA para reduzir custos e elevar produtividade nos portos do Maranhão



De olho nas possibilidades permitidas pela Inteligência Artificial (IA), o Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (SINDOMAR) lançou, na última quinta-feira (11), as Jornadas Disruptivas. Uma imersão tecnológica com duração de até dez semanas, realizada pela Creative Pack, orientada para as empresas que atuam no setor portuário do Maranhão. O objetivo é criar um HUB Marítimo-Portuário, capaz de levar a cultura de inovação para dentro das corporações, com finalidade de reduzir custos e elevar a produtividade. 

 

“O Nordeste sempre foi um celeiro de grandes tecnologias e, no Maranhão, estamos dando esse grande passo com as Jornadas Disruptivas, para resolver novos e velhos problemas usando tecnologias habilitadoras. O SINDOMAR representa algumas das maiores empresas do setor portuário do estado, agora o momento é manter o aumento de produtividade, gerar mais emprego e renda de forma socialmente responsável e ambientalmente adequada às realidades que temos hoje, e por tudo isso não podemos deixar de falar de inovação”, declarou o presidente do SINDOMAR, Daniel Pereira. 


O evento de lançamento das Jornadas Disruptivas aconteceu na sede da Creative Pack, instalada no edifício Michelangelo, no bairro Jardim Renascença, em São Luís. Nele, houve a presença de associados do SINDOMAR, como COPI, Viterra, ALZ, representantes da VLI e da G5 Logística, além do operador portuário Ziran Log e do OGMO/Itaqui. A programação contou com as palestras Inovação como Vetor de Desenvolvimento e Smartports: o futuro do setor portuário. 

 

“O evento foi sobre a criação de novos negócios, novas soluções para problemas do setor portuário, usando inteligência artificial. A partir do método Howl, da Creative Pack, validado, registrado e com mais de 15 anos de desenvolvimento para empreender no modelo Brasil, o SINDOMAR entra como um grande parceiro nessa jornada para que a gente consiga levar junto essa oportunidade de criar mais performance, mais rendimento, mais receitas e melhoria por meio da inovação e tecnologia”, disse o CEO da Creative Pack, João Silva. 


O que são as Jornadas Disruptivas 

 

Trata-se de uma formação desenvolvida pela Creative Pack para sanar as dores de uma empresa, com o uso de inteligência artificial, tecnologia e inovação. O primeiro passo da jornada é mapear os desafios das empresas e priorizar os que serão trabalhados inicialmente. O segundo passo é a construção de uma cultura de inovação, para que colaboradores entendam, lidem e mantenham novos processos na organização.  

 

Em seguida, durante dois dias intensos ocorre o desenvolvimento de soluções funcionais por meio de IAs que exigem baixo domínio do usuário em programação. Já a última etapa é a de aplicação, onde as soluções que foram geradas voltam para as corporações para serem testadas, validadas e refinadas. Na metodologia da jornada disruptiva, está a mentalidade de startup e conexão em comunidades. 

 

Metodologia 

 

O método prevê turmas formadas por até 30 colaboradores durante oito semanas contínuas de aprendizado ativo. As temáticas abordadas envolvem segurança de dados, IA, agilidade, compliance, entre outros. A Creative Pack explica que todos os conteúdos serão repassados em encontros diários de duas horas, ao vivo, que podem ser presenciais ou remotos e tudo fica disponível para as empresas pelo prazo de um ano.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário